Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

8ª regra de etiqueta - Evitar constrangimentos no trabalho

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 20 16:29:00 UTC 2000 - Edição 75
Como o ambiente de trabalho é sempre muito exigente para o profissional que quer desempenhar bem suas funções e ser produtivo, é preciso cuidado redobrado na relação com as outras pessoas. Para isso, não basta seguir regras de etiqueta "positivas", é fundamental ficar muito atento para evitar constrangimentos desnecessários. A seguir, algumas regras básicas.

1. Seja sempre cordial, mas evite intimidades com os colegas de trabalho e também com o seu chefe. A não ser que vocês sejam amigos, evite comentar assuntos pessoais, como brigas em casa, problemas com dinheiro ou algo do gênero. Manter uma postura profissional evita problemas futuros e deixa você menos suscetível a fofocas no ambiente de trabalho.

2. Saiba diferenciar a hora de trabalhar da hora de conversar. Nada errado em encontrar um colega no corredor ou no café e comentar sobre o último filme que você viu e adorou. Mas não entre na sala dele, no horário de trabalho, para contar em detalhes como foi seu final de semana. Isso atrapalha.

3. Nada mais insuportável do que aquele colega de trabalho que vive reclamando de tudo. Pois bem, não seja você o chato do escritório. Evite reclamar, falar mal dos colegas, do chefe ou da empresa onde você trabalha.

4. Não seja inconveniente. Nada de se intrometer onde não é chamado, se oferecer para ir almoçar com um grupo sem ser convidado, perguntar ao seu colega quanto ele ganha, contar piadas sem graça no meio da reunião, insistir em chamar um colega pelo apelido que ele detesta e outras atitudes típicas de um "mala sem alça".

5. Fofoca. Mantenha-se o mais longe possível dela. Não faça comentários maldosos sobre seus colegas, subordinados ou superiores. Não comente a vida pessoal dos outros e, se ouvir algo do gênero, morda a língua antes de passar adiante. A fofoca no ambiente de trabalho pode causar danos às pessoas que são alvo dos comentários. E o pior, quase sempre injustamente.

Rede Gestão