Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Sociedade Caórdica (1/6) Precisamos Implantar uma Nova Ordem Social

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 15 17:22:00 UTC 2004 - Edição 282

É com este convite que eu gostaria de começar a conversar com vocês sobre a administração organizacional através da aplicação de uma estrutura e de princípios caórdicos — criada pelo americano Dee Hock na década de 70, fundador e Diretor Executivo Emérito da Visa —, que desafia a natureza da administração e das organizações tradicionais até hoje. Dee Hock criou conceitos e idéias em uma filosofia que desafia nossas crenças fundamentais sobre a nossa relação com as pessoas, com o dinheiro, com as organizações, com a liderança, com a administração — sobre o espírito humano e a nossa relação com o mundo natural.

 

Estamos presenciando organizações cada vez mais incapazes do seu propósito de criação, mas que se expandem consumindo seus parcos recursos, aviltando o espírito humano e destruindo o ambiente, ou seja: "Escolas que não conseguem ensinar. Universidades nada universais. Corporações que não conseguem cooperar nem competir, só se consolidar. Sistemas de saúde insalubres. Sistemas de bem-estar social em que ninguém passa bem. Sistemas agrícolas que destroem o solo e envenenam o alimento. Polícia que não consegue garantir a lei. Sistemas judiciais sem justiça, entre outras", citadas por Dee Hock em seu trabalho Nascimento da Era Caórdica (Editora Cultrix), que estão atualizadíssimas em relação à nossa sociedade brasileira.

 

Essa falência universal acelerada, segundo Dee Hock, sugere que há uma profunda pergunta que não fizemos, uma falha fundamental que ignoramos na condição das relações sociais. Sugere que problemas intratáveis só podem piorar até fazermos as perguntas certas e descobrirmos a falha. Tudo isso acontece em função da sociedade monetária estabelecer, ao longo de séculos, que a vida é um direito que contém um direito, que é o direito de obter e ter.

 

A vida é uma dádiva que traz uma dádiva, que é a arte de dar. E a comunidade é o lugar em que podemos oferecer nossas dádivas e receber as dádivas dos outros. Quando a consciência individual e coletiva fica receptiva a novos conceitos de organização que essa maneira de pensar implica, a sociedade e suas instituições podem entrar em harmonia com as riquezas e com a abundância do espírito humano e da Terra, da qual é parte inseparável. Essa é a voz que agora canta para nós, e a canção está começando a ser ouvida pela Terra.

 

Agora reflitam sobre esta máxima de Dee Hock: "O dinheiro não motiva as melhores pessoas nem o melhor nas pessoas. Ele consegue mexer com o corpo e influenciar a mente, mas não consegue tocar o coração nem mexer com o espírito".

 

A combinação entre o caos e a ordem. Assim foi criada a pa-lavra caórdica. Caos: matéria sem forma, primordial; suprema confusão; totalmente sem ordem nem organização. Ordem: fileira, série, organização regular de acordo com as regras. E caórdica?: "é qualquer organismo, organização, comunidade ou sistema complexo, auto-organizado, autogovernado, adaptável, não-linear, seja ele físico, biológico ou social, cujo comportamento combine harmoniosamente características de caos e ordem. É uma entidade cujo comportamento exibe padrões e probabilidades observáveis que não são governados nem explicados por suas partes constituintes. É qualquer complexo ordenado caoticamente. É uma entidade caracterizada pelo princípio organizador fundamental da evolução e da natureza."

 

Antes de explicar como implantar uma organização caórdica, gostaria de trazer um pensamento de Maquiavel: "Não há nada mais difícil de se dominar, não há nada mais perigoso de se conduzir ou mais incerto em seu sucesso, do que tomar a liderança na introdução de uma nova ordem de coisas".

 

Só com comprometimento e envolvimento pode haver suces-so na condução de uma nova ordem. Na aplicação de um novo conceito. Na conversão da estratégia em ação. Enquanto você não se comprometer e se envolver para um novo aprendizado, sempre haverá hesitação em sua vida, oportunidade de recuar, ineficácia. No momento em que há comprometimento e envolvimento, a providência também age. Multidões de coisas, que de outra forma jamais aconteceria, acontecem para ajudar.

 

Agora vamos conhecer essa nova ordem. A criação de uma organização caórdica começa com uma intensa busca pelo Propósito, passa então aos Princípios, ao Capital Humano, ao Conceito e só então à Estrutura e à Prática. Propósito: é uma afirmação de intenções claras e simples, que identifica e une a comunidade como algo que vale a pena buscar. Como uma Missão, por exemplo. Princípios: "Honra teu pai e tua mãe" é um princípio verdadeiro, pois todos nós compreendemos o que significa, embora ele não nos dê instruções quanto ao método. Propósito e princípios devem constituir um conjunto de crenças coerente e coeso. Capital Humano: identificar pessoas para participar de uma organização para que o propósito se realize de acordo com os princípios não é tarefa fácil. Deverão ser pessoas que põem de lado qualquer consideração sobre as condições existentes, libertam-se para pensar de acordo com suas crenças mais profundas e não vinculam o pensamento a estruturas e práticas existentes, pois sabem que suas crenças mais profundas exigem que se transcenda as práticas e os limites institucionais existentes. Eles precisam estar abertos a agir pelo bem da futura organização. Conceito: é uma representação pictórica da elegibilidade, dos direitos e das obrigações de todos os futuros participantes da comunidade, pondo em questão o propósito, os princípios e o Capital Humano. Estrutura: é a materialização de propósito, princípios, Capital Humano e Conceito num documento escrito capaz de criar realidade legal e uma jurisdição apropriada, com detalhes de elegibilidade, de propriedade, de voto e de métodos de direção, de direitos e obrigações entre todos os participantes dessa organização. Por fim, a Prática: são as deliberações, as decisões e os atos de todos os participantes da organização que funciona dentro da estrutura em busca do propósito e de acordo com os princípios.

 

No próximo artigo, falaremos sobre a responsabilidade dos administradores em uma ordem social caórdica.


Rede Gestão