Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

6ª regra de etiqueta - Saber convidar

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 06 16:13:00 UTC 2000 - Edição 73
Jantares ou almoços de negócios são uma constante na vida profissional. Clientes, fornecedores, parceiros são companhias muito prováveis à mesa. A situação mais exigente é quando estamos na condição de quem convida. A seguir, algumas condutas recomendadas para esses casos.

1. Escolha um restaurante cômodo para o convidado. Pergunte, informalmente, se ele tem alguma preferência ou restrição. Reserve sempre com antecedência, para evitar surpresas desagradáveis.

2. Chegue antes do convidado. É de uma indelicadeza total atrasar-se e deixá-lo esperando.

3. Ao fazer o pedido, você pode até suge-rir ao convidado um prato que já conhece. Mas deixe-o completamente à vontade para escolher. Comentários sobre o preço ou tamanho do prato estão proibidos.

4. Embora não seja obrigatório, é de bom-tom só começar a comer quando todos os presentes estiverem servidos.

5. Quem convidou, mesmo sendo mulher, paga a conta. Se você já conhece o convidado de contatos profissionais anteriores e ele insistir, não há problema em dividir. É de bom-tom deixar uma gorjeta para o garçom, se o serviço tiver saído a contento

6. Tempo é o recurso mais raro na vida dos profissionais. Não arraste um almoço além de duas horas. Fique atento para possíveis sinais do seu convidado, como colocar o guardanapo em cima da mesa ou pedir o cafezinho: hora de pedir a conta.

7. E se o convidado não demonstrar a menor pressa em ir embora, enquanto você tem outro compromisso? Se ele for realmente importante para os seus negócios, peça licença, saia da mesa e ligue, desmarcando a sua próxima reunião.

8. Se você for fechar algum negócio importante durante o almoço ou jantar, muito cuidado na escolha do restaurante. Os muito cheios e barulhentos podem terminar atrapalhando a sua reunião.

9. Surgiu um imprevisto e você não pode comparecer ao almoço marcado. Arrume alguns minutos para ligar pessoalmente para o convidado e se desculpar. Mandar a secretária telefonar avisando é o cúmulo da indelicadeza.

Um lembrete: os manuais de etiqueta profissional são praticamente unânimes. Só em três situações você deve convidar o seu gerente ou chefe para jantar em sua casa: (1) para retribuir um jantar na casa dele em que você tenha sido convidado especial; (2) se ele vem demonstrando um interesse específico em conhecer sua família e já sinalizou claramente que gostaria de aproximar-se; ou (3) se, independentemente da relação profissional, vocês já eram ou são amigos. Convidar sem nenhum motivo pode demonstrar que você está tentando paparicar o chefe ou misturar os campos pessoal e profissional. Não é aconselhável pois é muito provável que pegue mal.

Rede Gestão