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5ª regra de etiqueta - Bom relacionamento

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Publicado em Sun Jan 30 16:09:00 UTC 2000 - Edição 72
O ambiente de trabalho é um campo minado, cheio de armadilhas que podem comprometer a boa imagem do profissional. O perigo está por todos os lados  coquetéis, encontros, viagens de negócios ou até mesmo em um simples telefonema. A série Etiqueta Profissional traz mais algumas dicas sobre como relacionar-se adequadamente, no dia-a-dia,  com as outras pessoas, evitando gafes e consolidando  uma  boa  imagem.


Cartão de Visitas

   1. O cartão de visitas é um item essencial para qualquer profissional. Desculpas como "Esqueci de trazer" ou "Acabou, mas vou anotar nesse papelzinho", não colam. E o pior: passam uma imagem de amadorismo. Devem ser encomendados a quem entenda do assunto e, nunca, feitos de qualquer maneira.
   2. Nunca entregue um cartão amarelado, sujo ou rabiscado. O cartão é um pedaço da imagem de quem o entrega. Se algum dado estiver desatualizado, providencie novos cartões imediatamente. Importante: não se usa mais dobrar o cartão nem ao receber nem, nunca!, ao entregar.
   3. Tenha sempre à mão o cartão de visitas quando for a qualquer tipo de evento profissional. Ele deve estar em um local acessível, para evitar que você revire a pasta pelo avesso até encontrá-lo.
   4. O cartão deve ser entregue caso, durante uma conversa, você perceba o interesse em estabelecer futuros contatos profissionais. Nunca saia distribuindo aleatoriamente seu cartão no início ou final de um evento.

Ao Telefone

   1. Ao ligar, nunca pergunte "de onde fala". Identifique-se e diga com quem você gostaria de falar. Quem liga está tomando a iniciativa de se dirigir a alguém e ninguém se dirige a um outro perguntando: "Quem é você?".
   2. Nunca deixe seu interlocutor na espera  sem avisar ou pedir permissão. E aguarde uma  resposta.
   3. É proibido comer, fumar, mastigar ou falar com outra pessoa na sala  enquanto estiver ao telefone.
   4. Seja simpático, atencioso, cordial ao falar ao telefone. Quem está do outro lado percebe.
   5. Normalmente, quem ligou toma a iniciativa de se despedir e desligar.
   6. Procure responder a todas as chamadas recebidas em, no máximo, 24 horas.

Festas e Coquetéis

   1. As iniciais R.S.V.P., impressas no convite, significam "Responda, Por Favor" em francês (Répondez, S'il Vous Plaît). Isso quer dizer que você precisa confirmar sua presença, de preferência dentro de 48 horas.
   2. Evite chegar atrasado.
   3. Se a festa ou coquetel for mais informal, com as pessoas circulando, mantenha o copo sempre na mão esquerda. Assim, quando for cumprimentar alguém, sua mão não vai estar gelada nem úmida.
   4. Mandamento principal: muito cuidado com a bebida. Exageros são proibidos. Pare antes de sentir a língua muito solta, começar a falar alto, tornar-se inconveniente ou soltar gracinhas com as pessoas. Nada mais desagradável e negativo para sua imagem profissional.
   5. Nada de ficar seguindo garçom ou pegar um monte de salgadinhos de uma só vez.
   6. Não passe a noite toda parado. Circule, conheça gente nova, estabeleça futuros contatos profissionais. Evite ficar conversando com um só grupo de pessoas. Se for acompanhado pelo cônjuge, não fique grudado. Importante: não grude no anfitrião.
   7. Não seja o último a ir embora.

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