Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

3ª regra de etiqueta - Vestir-se bem (feminino)

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jan 16 16:03:00 UTC 2000 - Edição 70
Seja qual for o seu estilo pessoal em relação ao vestuário (Costanza Pascolato fala em quatro: clássico, esportivo, moderno ou exuberante), a mulher no trabalho não pode deixar de estar atenta a algumas questões essenciais. Afinal, nunca deve esquecer que vestir-se adequadamente é um mandamento básico para quem busca sucesso profissional. A seguir, dando continuidade ao tema da semana passada, 10 dicas de especialistas e consultores sobre o bem-vestir feminino:

1. Lição número um: ambiente de trabalho é sinônimo de discrição. Dessa forma, todos os excessos são proibidos, como: blusas, saias ou vestidos curtos demais, coloridos demais, decotados demais, justos demais ou transparências de qualquer tipo.

2. Em um ambiente formal, tailleurs, terninhos e vestidos (desde que não sejam de alcinha) são os trajes mais adequados. O comprimento ideal é até três dedos acima dos joelhos.

3. Se usar saia ou vestido, coloque uma meia-calça.

4. Cuidado com as cores berrantes e estampas exageradas. O estilo perua não combina com a sobriedade do ambiente de trabalho. Opte por cores neutras e clássicas como o cinza, azul-marinho, preto, cáqui, branco e bege.

5. Os acessórios complementam o visual, mas mantenha o cuidado com os excessos. Dê preferência a brincos e colares discretos. Saltos altíssimos também devem ser deixados para outras ocasiões.

6. Cuidado também com as unhas e cabelos. Prefira esmaltes claros e unhas não muito longas. Cabelos longos são permitidos, desde que não esvoaçantes.

7. Tenha sempre à mão um paletó ou casaco. Eles podem complementar o visual dando um tom mais elegante, no caso de um compromisso mais formal, além de ajudar a proteger de uma mudança de temperatura não prevista (um ambiente refrigerado em excesso, por exemplo).

8. Bolsas e sandálias devem combinar. Mesmo que não sejam da mesma cor, devem ter ao menos um detalhe em comum.

9. Maquiagem é essencial. Pó, batom e rímel são básicos. Sombras e blush apenas se os tons forem discretos e sem brilho. O perfume deve ser usado com parcimônia. Nada de excessos ou fragrâncias fortes.

10. Lembrete final sobre a importância de se vestir bem para o trabalho: "Se você não se vestir bem durante a semana, é improvável que esteja bem vestida no sábado à noite"
(Diana Vreeland).

Rede Gestão