Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

2ª regra de etiqueta - Vestir-se bem (masculino)

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jan 09 15:59:00 UTC 2000 - Edição 69
Se Oscar Wilde estiver certo ("Só os tolos não julgam pelas aparências"), no ambiente de negócios, os tolos certamente são minoria. Vestir-se adequadamente é um mandamento básico para quem busca sucesso profissional, seja numa entrevista de seleção, no dia-a-dia do escritório ou num jantar de negócios. Não é preciso luxo nem há uma fórmula pronta para o desafio de "vestir-se bem" no mundo corporativo. Todavia, um princípio é fundamental: bom senso. Evite os excessos, mas também não peque pelo desleixo ir a uma entrevista de emprego ou a um encontro de trabalho, mais formal, com clientes, de calça jeans, sapatos tênis e camiseta, por exemplo, se você não é um esportista famoso ou astro pop, é algo que deve ser enfaticamente desaconselhado. Pouco dinheiro para gastar em roupas também não vale como desculpa. "Hoje há informação e boas opções de compras em todas as faixas de preço e todos podem se vestir bem", afirma Fernando de Barros, autor do livro Elegância: Como o Homem Deve se Vestir. Veja algumas dicas de especialistas e consultores sobre o bem vestir masculino (na próxima semana as dicas serão sobre o modo de vestir feminino):

1. Saiba diferenciar as roupas adequadas para o dia e para a noite. Tecidos que brilham, gravatas e camisas com cores fortes ou muito escuras devem ser usadas, de preferência, à noite. Ternos em tons claros e bege apenas durante o dia.

2. O guarda-roupa elementar de um executivo deve ter três ternos básicos um azul-marinho, outro cinza e um bege. Um blazer azul e uma calça cinza extra servem como coringas. O blazer pode ser usado com calça jeans, em ocasiões sem formalidade, e pode dispensar a gravata.

3. Se for usar terno, dê preferência aos clássicos, com dois ou três botões. Jaquetões com quatro botões devem ser usados preferencialmente à noite. Botões dourados devem ser, de um modo geral, evitados.

4. Em regiões de clima quente é aceitável, se o ambiente de trabalho não exige formalidade, o uso, no dia-a-dia trivial, de camisas sociais de mangas compridas ou mesmo curtas, desde que, ambas, de corte clássico, cores sóbrias, sem estampas e que não "briguem" com as calças, as quais devem ser sempre sociais nas cores básicas (cinza, marinho, bege e, mesmo, preta). Para vestir-se bem, necessariamente não é preciso estar todo o tempo de terno, pelo contrário, até. Sob calor forte, chega a ser deselegante.

5. Cuidado com as misturas de cores. Não corra riscos desnecessários. No caso dos ternos, se tiver dúvidas, procure combinar paletó cinza, marinho, preto ou risca-de-giz com camisa branca e gravatas sóbrias. São combinações clássicas e totalmente seguras. Na dúvida, evite invenções. A emenda pode sair (muito) pior que o soneto.

6. Se pretende obter um visual moderno vestindo terno, você pode usar camisa e gravata da mesma cor, lisas. Camisas e gravatas estampadas juntas, todavia, devem ser evitadas. O risco é alto. Gravatas com estampas exageradas também estão fora de moda.

7. Sapato preto pede meias escuras. Nunca use com meia social clara. Com meias brancas, então, é terminantemente proibido.

8. Evite repetir a mesma roupa ou sapatos dois dias seguidos. Nem mesmo a gravata deve ser usada sem, pelo menos, um dia de descanso. A exceção é para os ternos: eles suportam mais de um dia e, em viagem, três no máximo, desde que a camisa e a gravata sejam diariamente substituídas.

Rede Gestão