Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Georgina Santos

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Estilo e etiqueta na vida profissional

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Dec 26 15:38:00 UTC 1999 - Edição 67
Quando se fala nas qualidades de um profissional estratégico, imediatamente associamos fatores como a especialidade em gente, resultado e mudanças, conhecimento técnico e boa experiência. Mas, nos últimos anos, as organizações têm exigido de seus profissionais um requisito adicional: uma boa imagem - traduzida por estilo pessoal marcante e boas maneiras. Comportar-se adequadamente na vida profissional, expressar suas idéias com clareza e saber evitar os "escorregões" sociais as temidas gafes são aspectos cada vez mais observados pelos empregadores e que vem ganhando peso nos processos seletivos.

Recentemente, numa seleção para o cargo de gerente administrativo-financeiro, o currículo de um profissional destacava-se pela experiência e pelo conhecimento. No entanto, sua voz transmitia impressão de arrogância e prepotência. Essa imagem poderia causar sérios problemas de relacionamento com empregados e clientes e, conseqüentemente, prejuízos à empresa contratante. Um exemplo prático de como o estilo pessoal está diretamente associado à competitividade do profissional no ambiente de negócios.

A partir do próximo domingo, a coluna Desafio 21 vai iniciar uma série sobre Estilo e Etiqueta na Vida Profissional, com dicas práticas para transformar atitudes do dia-a-dia em aliadas para o crescimento na carreira. Buscando como fontes especialistas em estilo pessoal e etiqueta como Costanza Pascolato, Gloria Kalil, Célia Ribeiro, Danuza Leão, Fernando de Barros, entre outros a série vai abordar as maneiras de melhor comportamento no trabalho, somando pontos valiosos na construção de uma boa imagem pessoal e de um estilo que distinga o profissional em seu ambiente.

Rede Gestão