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Planejando o futuro da sua empresa

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Publicado em Sun Dec 19 15:31:00 UTC 1999 - Edição 66
Diante de tantas mudanças no mercado, poucas empresas podem ter a certeza de que têm um lugar garantido no futuro. Seja entre as grandes companhias mundiais ou nas pequenas empresas do nosso bairro, chovem exemplos de organizações que, por não conseguirem adaptar-se às novas exigências, desaparecem, dando lugar a outras, mais ágeis e capazes de enfrentar essa realidade. Mas o que faz uma organização mais ou menos preparada para lidar com as mudanças? "Não existe uma receita pronta, mas sem dúvida as empresas que adotam o planejamento estratégico têm muito mais chances de interferir na construção de um futuro desejado", afirma a consultora em gestão empresarial Edna Monteiro, sócia da Estratégias & Resultados, integrante da Rede Gestão.

Para Edna, as organizações podem adotar dois tipos de postura em relação às constantes mudanças do mercado: reagir passivamente ou adaptar-se ativamente através do planejamento. "As empresas que não se planejam gastam muita energia na solução de problemas que poderiam ser evitados ou minimizados", constata. Já aquelas que estabelecem práticas sistemáticas de Planejamento Estratégico se fortalecem, pois podem definir, com antecedência, o que deve ser feito para aumentar as chances de obter um melhor desempenho a médio e longo prazo.

Outro ganho ao adotar o Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão é a possibilidade de construir uma visão compartilhada com toda a equipe, gerando um maior comprometimento de todos com a missão da empresa. "As pessoas responsáveis pelas decisões da empresa devem participar ativamente desse planejamento", orienta Edna. As etapas básicas do processo são as seguintes: (1) Avaliação Estratégica das condições internas e externas da empresa; (2) Definição de Prioridades, potencializando os aspectos positivos e minimizando os aspectos negativos identificados na avaliação estratégica; (3) Programação das Ações (como, quando, quem e quanto); e (4) Acompanhamento sistemático do que foi programado.

O Planejamento Estratégico dever ser realizado pelo menos uma vez por ano, de preferência logo no final, visando o bom desempenho do exercício seguinte e a construção de um projeto consistente para a empresa. "Ao contrário do que muita gente pensa, o planejamento não é um processo rígido, pelo contrário. É importante que ele seja acompanhado e atualizado sistematicamente, tornando a organização mais capaz de adaptar-se aos cenários externos, com evidente ganho de competitividade".

Hoje em dia, quem não dedica um mínimo de tempo para cuidar coletivamente do planejamento da sua empresa termina sendo planejado pelos outros, geralmente pelos concorrentes.

Rede Gestão