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Aprendendo a trabalhar em equipe

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Publicado em Sun Oct 24 15:02:00 UTC 1999 - Edição 58
Assim como a família é considerada, desde que o mundo é mundo, a célula da sociedade, a equipe pode ser considerada a célula da organização. Está na Bíblia, no livro Êxodo, capítulo 18: Jetro questionou seu genro, Moisés, sobre uma prática que ele achava um tanto improdutiva. Por que o povo hebreu sempre vinha a Moisés para resolver todos os problemas dos mais simples aos mais complexos? "Procure entre o povo ‘homens de capacidade’ para serem eleitos ‘chefes’ de mil, cem, cinquenta e de dez", aconselhou. "Assim, eles resolverão os problemas mais simples e trarão para você apenas as causas graves". O líder hebreu seguiu o conselho e, com equipes de gerenciados eficientes, teve mais tempo e autonomia para dedicar-se à sua missão maior - livrar seu povo da escravidão do Egito.

O exemplo bíblico da importância do trabalho em equipe, apesar de todo o tempo passado, ainda continua inteiramente atual. Além disso, hoje em dia, há ainda a tendência de diminuição da importância da especialidade. "No mundo corporativo, o executivo especialista, que responde exclusivamente pela área financeira, marketing, produção ou suprimentos, é uma figura em extinção", constata o gerente de Auditoria da JCR & Deloitte Auditores e Consultores Associados, Carlos Lira. Os líderes globalizados, afirma, estão se tornando multifuncionais - suas atividades não mais se limitam às atribuições descritas nos cargos formais dos organogramas das organizações. Com uma área de atuação mais ampla, esse novo profissional vai precisar do suporte de uma verdadeira equipe para dar conta de um número maior de atribuições. "É preciso uma equipe articulada e coesa, que trabalhe sincronizada, com autonomia suficiente para responder às pequenas causas e levar apenas as graves para discussão e solução junto ao líder" diz Lira. "Exatamente como fez Moisés".

Para isso, todavia, não basta juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta do acaso. Algumas regras devem ser observadas para que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa.

(1) Definir claramente as metas e objetivos da equipe. Todos têm que saber qual o objetivo do trabalho, para que o esforço seja feito na mesma direção. A comunicação clara é fundamental para alcançar esse objetivo.

(2) Estabelecer os papéis. Se os integrantes da equipe não sabem qual a função ou papel a desempenhar, dificilmente vão poder atingir o objetivo comum.

(3) Aprender a lidar com o conflito. Em um grupo, é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. O desafio é saber valorizar a diferença e tornar os inevitáveis conflitos impulsionadores do crescimento e da produtividade.

(4) Avaliar e monitorar. O monitoramento do trabalho e dos resultados é fundamental para que cada integrante saiba como está o seu desempenho, em que e como pode melhorar. Informações insuficientes podem jogar por água abaixo o trabalho de qualquer equipe. "Preocupar-se com a qualidade do trabalho em equipe é uma questão crucial para o sucesso da organização", alerta o consultor.

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