Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Fale bem e apareça

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jul 01 15:57:00 UTC 2001 - Edição 145
Falar em público é uma tarefa que costuma deixar em pânico grande parte dos profissionais, por mais experientes que sejam. Mas o fato é que expor suas idéias com clareza e comunicar-se com eficiência é uma exigência para qualquer profissional nos dias atuais. "Não há dúvida de que saber expressar-se corretamente funciona como um diferencial competitivo para a carreira", afirma a lingüista e fonoaudióloga Teresinha Ponce de Leon. Para os que tremem diante de uma platéia, seja qual for o seu tamanho, uma boa notícia. Segundo Teresinha, ser um bom orador não é um dom inato. Existem diversos exercícios e técnicas que podem ajudar qualquer pessoa a falar bem e destacar-se profissionalmente.

Situações cotidianas, como apresentar um novo projeto, participar de uma entrevista ou conduzir uma reunião exigem do profissional a capacidade de comunicar-se de forma clara e correta. Mas não são poucos os que evitam a qualquer custo passar por situações como essas. "Já atendi um servidor público graduado que protelava uma promoção pelo pavor de fazer o discurso no momento da posse", conta Teresinha, que ministra cursos para profissionais de várias áreas. Segundo ela, o primeiro mandamento para quem pretende adquirir fluência verbal é ler bastante. Lendo, a pessoa adquire um vocabulário mais rico e, conseqüentemente, fala melhor.

A postura é outro fator importante. Para falar bem, é necessário postar-se corretamente. Se no momento de falar, a pessoa encolhe-se devido à tensão, a voz também sai encolhida. "A dicção, a respiração e os gestos são outros elementos essenciais", destaca a fonoaudióloga, mestra pela PUC-SP com uma dissertação, exatamente, sobre A Voz e o Corpo. Além de melhorar a forma de expressar-se, as técnicas também podem aperfeiçoar a voz em si. "É possível mudar o timbre de voz quando se está falando em público, tornando-o mais adequado e eficiente."

Para Teresinha, falar bem não é, como muitos pensam, copiar uma determinada maneira de falar, de forma pomposa, pedante ou artificial. "Ao contrário. Para ser um bom orador é preciso ser, cada vez, você mesmo, ter simplicidade, utilizar de forma adequada suas características e tirar proveito de seu estilo." E se o problema for mesmo a velha timidez? Para a fonoaudióloga, os tímidos, via de regra, são os melhores oradores. "Eles evitam a armadilha de exibir-se, falando pelos cotovelos, e dominam as técnicas com maior eficiência."

Rede Gestão