Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Aperto de mão

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jul 01 15:56:00 UTC 2001 - Edição 145
O primeiro contato físico entre dois indivíduos é, sempre, o aperto de mão. Apesar disso, é muito grande o número de pessoas que não cuida bem desse contato e passa, sem saber, uma má primeira impressão. Há apertos de mão inadequados de todos os tipos e naturezas: fortes além da conta, frouxos, flácidos, esquivos, frios, úmidos, etc.

Conta a lenda que o hoje banal gesto surgiu do costume, perdido na noite dos tempos, de se demonstrar, literalmente, desarmamento (não de espírito, como talvez simbolize hoje em dia, mas de armas mesmo). Antigamente, por razões óbvias, as pessoas andavam armadas para se defenderem dos ataques dos bichos e dos homens. Nada mais natural, portanto, que, para demonstrar atitude de paz, se estendesse a mão para o interlocutor para que ele não tivesse dúvidas da intenção e pudesse expor também sua atitude pacífica, estendendo a própria mão e apertando a outra.

Como a prática generalizou-se e tornou-se um cumprimento universal, é imprescindível que prestemos muita atenção em como desempenhar bem esse ato rotineiro. Um bom aperto de mão deve ser firme, decidido e breve, sem ser incômodo, seja dado por um homem ou por uma mulher. Não é porque é dado por uma mulher que deve se flácido ou atingir apenas as pontas dos dedos, por exemplo. Não, um bom aperto de mão deve ser competente e unissex. Deve abarcar toda a palma da mão e não apenas uma parte dela. As curvas entre os polegares e os indicadores das mãos direitas das pessoas que estão se cumprimentando devem se tocar. Em seguida, deve ser dado um ou dois balançados firmes e, pronto, está feito o cumprimento adequado.

Nada de excessos, nem para menos nem para mais. Outra coisa importante: se o interlocutor não for de seu conhecimento ou relação estreita não dê outros toques além desse. É muito desagradável um contato físico indesejado com tapinhas nas costas, mãos na cintura, tapas no tórax e outras indelicadezas do gênero. Essas demonstrações de afeto (?) só são permitidas entre próximos. Até o beijo na face entre um homem e uma mulher só deve ser dado, como regra, se a iniciativa for da mulher.

Portanto, cuidado com as inadequações. Como já se disse por aí: não há uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.

Rede Gestão