Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Consultoria mais qualificada

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 05 15:38:00 UTC 2001 - Edição 150
A década de 90 coincide com a intensificação do processo de globalização, aliado ao importante desenvolvimento dos meios de comunicação, das fontes de informação e dos modelos de gestão dos negócios. É neste contexto que o segmento de serviços de consultoria, surgido no Nordeste nas décadas de 60 e 70, toma uma nova dinâmica e se desenvolve, aumentando a sua base de atuação e abrindo novas oportunidades junto ao mercado. "As consultorias ampliaram sua participação por meio de novos produtos e serviços nas áreas de processo, logística, planejamento estratégico, capital humano, finanças corporativas, capacitação empresarial, pesquisa de mercado, entre outras", explica o Consultor Sênior do Corporate Finance da JCR & Deloitte Consultores, Márcio Vanderlei

Segundo o consultor, as consultorias vêm evoluindo bastante desde então. Entre as principais mudanças estão: (1) o reconhecimento da importância do profissional da área; (2) a criação e formação continuada de staffs de profissionais, por vezes seguindo a estrutura herdada da auditoria e em outras através de metodologias e conceitos de trabalho próprios de cada empresa; (3) a evolução das metodologias utilizadas, que buscam dar maior flexibilidade e melhorar a produtividade dos trabalhos.

"Outra mudança importante foi a definição de novos tipos de negócios dentro do próprio segmento", explica Vanderlei. Um exemplo é a criação de sub-especialidades, como a gestão do capital humano, as consultorias de implantação de sistemas, as atividades de finanças corporativas para assessorar os processos de fusões e aquisições, os trabalhos de consultoria de gestão e, recentemente, os trabalhos envolvendo os processos de logística e distribuição integrada, entre outros.

Para o consultor, o crescimento verificado pelo setor desde o início do ano 2000 mostra que o mercado está cada vez mais consciente da importância dos serviços de consultoria.. Esse desenvolvimento é atribuído, entre outros fatores, à mudança de cultura do empresariado local que, face à abertura da economia, viu-se levado a repensar de forma contínua e constante o seu negócio. Hoje, na opinião de Vanderlei, não há mais brechas para administrações familiares não profissionais, com modelos de gestão ultrapassados e desconectados da nova realidade mundial.

"O ponto para reflexão é que as empresas precisam, mais do que um serviço profissional, cada vez mais de um apoio empresarial, que ofereça soluções de valor ao seus negócios", conclui.

Rede Gestão