Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Edna Monteiro

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

As especialidades da gestão competitiva

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 09 15:25:00 UTC 2001 - Edição 154
Torna-se cada vez mais complexa a manutenção, de forma competitiva, da empresa no mercado. Não existe apenas um fator que determine essa condição. É necessária a compreensão dos diversos aspectos que colaboram para a gestão competitiva do negócio.

Isso requer da empresa o desenvolvimento de capacidades antes não exigidas, entre elas, a de entender, em toda a sua extensão, o contexto em que o negócio está inserido e desenvolver especialidades próprias. No ambiente empresarial, essas especialidades tornam-se o diferencial competitivo.

Assim, é preciso investir na identificação dessas especialidades, pois as empresas, como as pessoas, são diferentes umas das outras.

O fenômeno ocorrido com os produtos em relação às semelhanças de características e especificações, provavelmente, também ocorrerá com as empresas, devido à adoção de modelos padronizados de gestão que acabam promovendo muita semelhança de atuação.

Daí, a importância da identificação do diferencial, da personalidade, do estilo próprio de cada negócio. No ambiente com o número crescente de empresas, é fundamental buscar essa diferença. Não basta ser mais uma empresa, é preciso ser única, procurar ter algo especial que as outras não têm.

Essas especialidades devem ser desenvolvidas e acompanhadas sistematicamente. A construção dessas especialidades se dá através das pessoas que compõem a empresa, pois a especialidade da gestão empresarial é a soma das especialidades da sua equipe.

Rede Gestão