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Comunicação Escrita (3/4)

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Publicado em Sun Oct 21 14:10:00 UTC 2001 - Edição 161
Muitos profissionais parecem desenvolver um verdadeiro bloqueio sempre que desafiados a colocar suas idéias no papel. Mas, como já foi dito nas colunas anteriores, para desenvolver uma boa comunicação escrita é preciso apenas estar atento para alguns aspectos, como objetividade, clareza e simplicidade. Além de ler bastante o profissional que deseja escrever bem deve procurar exercitar a escrita, praticando sempre que possível. Assistiu a um bom filme? Tente escrever uma pequena resenha sobre ele. Ou elabore um resumo com os principais pontos de um relatório de trabalho. Escreva sobre sua rotina, faça um diário, produza artigos com temas que lhe agradam, mande uma carta para uma revista sobre alguma matéria de que você gostou. Não importa o assunto: escreva, escreva, escreva, para escrever cada vez melhor.

1. Cuidado com as palavras utilizadas no seu texto. Use apenas aquelas que você conhece. Palavras mal-empregadas são detectadas por leitores atentos e podem colocar um texto inteiro a perder. Habitue-se a consultar o dicionário para evitar confusões. Ele pode evitar que você diga, por exemplo, que o risco é "eminente" (excelente), quando, na verdade, você quer dizer "iminente" (prestes a ocorrer).

2. Todo cuidado com os erros de ortografia. Os editores de textos dos computadores apontam a maioria das palavras escritas erroneamente. Mesmo assim, revise com cuidado ao terminar o texto.

3. Se ficar em dúvida em relação à grafia de uma determinada palavra, não tenha vergonha de perguntar a um colega. Se puder, aliás, peça para alguém revisar o seu texto antes de enviá-lo. E consulte sempre o dicionário. Erros de português comprometem a imagem do profissional e até mesmo da empresa.

4. Não repita a mesma palavra muitas vezes ao longo do texto. Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados ao contexto.

5. O exagero e o rebuscamento são inimigos do bom texto. Escreva apenas o necessário, procurando identificar quais as informações essenciais. Se, por exemplo, você vai escrever uma carta a um cliente, respondendo uma reclamação, procure ser objetivo. Não dê voltas falando da "cultura de excelência" da empresa, de seus diferenciais ou algo do gênero. Fale sobre a posição da empresa frente às queixas e o que foi ou será feito para resolver o problema.

6. Seja moderado no emprego de pontos de interrogação ou exclamação. Um texto com perguntas em excesso cansa o leitor. "Você sabia que sua opinião é muito importante para nós? Que o seu bem-estar é nosso objetivo? Que nossos produtos foram feitos para tornar sua vida mais fácil?". Muito chato e sem criatividade. Da mesma forma, os pontos de exclamação devem ser utilizados em casos bastante específicos.

7. Seja perfeccionista. Nunca se contente com o primeiro rascunho. Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.

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