Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Larissa Araújo

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Investimento, vilão ou salvação?...

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 16 19:06:00 UTC 1999 - Edição 35
Responder a essa pergunta vai depender de como você utiliza e visualiza o investimento. Investir é uma ação muito abrangente para significar apenas alto desembolso financeiro. Não envolve necessariamente altos volumes de capital, como construção de novas unidades fabris, lojas, filiais, modernização tecnológica em máquinas e equipamentos, etc. Há diversas formas de investimento, cujo desembolso é relativamente pequeno e, embora exija grande dedicação da alta administração, proporciona retornos excelentes no aspecto qualitativo:

Investir no Planejamento Estratégico da Empresa, por exemplo. Você sabe qual é a missão de sua empresa? Os funcionários, fornecedores e clientes sabem como "você" pensa? Quais os objetivos e metas de sua empresa? Os funcionários as conhecem e estão alinhados a elas? São nesses momentos que os problemas críticos (que devem ser atacados imediatamente ou considerados na revisão dos planos estratégicos) vêm à tona com maior clareza, podendo levar a soluções de alto valor e forte impacto nos resultados.

As empresas que criam um "clima de terror" dentro de suas organizações, para diminuir custos e despesas por meio de demissões, normalmente perdem na produtividade / aproveitamento / comprometimento. Investir nos recursos humanos, via treinamento e desenvolvimento pode trazer grandes retornos nos períodos atuais e de crescimento.

Investir no estreitamento do relacionamento com os funcionários, fornecedores e clientes: (1) com os funcionários, seu grau de motivação, comunicação, inter-relacionamento; (2) com os fornecedores, via parcerias, diminuição do prazo de entrega, análise da qualidade do material com vistas a diminuição de estoques e ajudá-los no que for preciso para que isso aconteça; (3) com os clientes, saber como pensam e suas necessidades e o que pode ser feito para melhor serví-los.

Invista em estudos de mercado. Conheça o que está sendo praticado pela concorrência e como você está em relação a ela. Invista em racionalizacão e "arrumação da casa". Reveja e/ou conheça os seus controles e o seu custo. Enfim, não pense só em investimento, no ponto de vista quantitativo, mas, também, no qualitativo e faça deste momento uma nova oportunidade de crescimento empresarial.

Rede Gestão