Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A escolha cuidadosa do software de gestão

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 09 19:02:00 UTC 1999 - Edição 34
A Tecnologia da Informação é um aliado indispensável das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, onde as chances de sobrevivência e sucesso aumentam para quem conseguir responder com rapidez e eficiência as necessidades do consumidor. Implantar um sistema informatizado de gestão integrada é, dessa forma, um passo fundamental. A automação dos processos operacionais e de gestão diminui os custos, aumenta a qualidade dos serviços e garante maior eficiência e controle dos processos administrativos. Mas os especialistas alertam para um problema cada vez mais comum nas organizações. "É preciso todo cuidado na hora da escolha de um Software de Gestão", alerta o consultor de Tecnologia da JCR & Calado, Franklin Delano. A escolha errada, entre as dezenas de opções existentes no mercado, pode significar não só perda de tempo e dinheiro, mas também causar desmotivação na equipe e comprometer a imagem da empresa junto ao cliente.

O mercado de Sistemas de Gestão Empresarial integrada ERP (Enterprise Resources Planning), lança, a cada dia, novas soluções para as pequenas e médias empresas que, até então, só tinham possibilidades de aquisição de Sistemas Aplicativos - programas que controlam apenas os processos departamentais básicos e genéricos da administração tradicional. A escolha certa para o negócio da empresa vai depender de uma minuciosa seleção das opções disponíveis. "O Sistema deve possuir um alto grau de aderência aos processos da empresa e possuir total flexibilidade para mudanças que porventura venham a surgir", destaca Delano.

Segundo o consultor, é de vital importância que sejam verificados alguns pontos básicos para a escolha do Pacote de Gestão Integrada: (1) o Sistema deve possuir funcionalidade de aplicação internacional, já que a globalização é, hoje, uma realidade; (2) o Programa deve se comunicar com vários Bancos de Dados relacionais disponíveis no mercado; (3) sua interface gráfica deve ter total interação com Internet, arquitetura Cliente/Servidor e com ambiente gráfico de programação; (4) o Sistema tem que atender a todas as exigências legais nacionais e internacionais e operar em várias moedas; e (5) além de já estar funcionando em várias empresas, deve possuir uma equipe qualificada para consultoria de implementação do programa, de acordo com os processos da organização, seguindo o conceito moderno de Modelagem Dinâmica de Negócio (DEM).

O ideal, segundo Delano, é que a organização tenha o apoio de uma Consultoria Organizacional para executar um diagnóstico geral da empresa através de um levantamento detalhado das funções de RH, Processos, Estrutura e Tecnologia. "Antes de fazer um investimento significativo como este é preciso avaliar todas as reais necessidades e definir as ferramentas necessárias para que a empresa possa atingir suas metas", destaca.

Rede Gestão