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O gerenciamento eficaz da comunicação

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Publicado em Sun May 02 18:56:00 UTC 1999 - Edição 33
No dia a dia das organizações, é muito comum, quando as coisas dão errado ou não acontecem como planejado, ouvir-se a justificativa: "problema de comunicação." A comunicação pode não ser a resposta para todos os desafios das empresas, mas a falta de comunicação está, quase sempre, na raiz de todos os seus problemas. "Ao contrário do que muita gente pensa, a boa comunicação não é tarefa apenas dos profissionais de marketing e áreas afins, mas dever de todos os envolvidos no trabalho, principal-mente de diretores, gerentes e supervisores", afirma José Carlos Gonçalves, Phd., professor Adjunto da UFPE e consultor da Inova Ação Consulting, integrante da Rede Gestão. Para ele, a comunicação está para a empresa, como o sangue para o organismo. Deve suprir desde o mais simples funcionários até o mais alto dirigente com as informações necessárias para o bom desempenho de suas funções de trabalho.

A boa comunicação - tanto falar quanto ouvir - é indispensável em todos os níveis de negócios, pois ajuda a enfrentar e vencer os desafios constantes colocados para a sobrevivência das empresas. "Para praticar a comunicação eficaz, a empresa precisa desenvolver a habilidade de ouvir, dar e receber feedback, além de eliminar as barreiras à comunicação sincera e franca entre as pessoas", diz o consultor. Essa atitude ajuda a resolver conflitos, discussões e pontos de vista contrários, presentes em qualquer ambiente de trabalho.

É preciso superar os obstáculos, como as barreiras criadas pelas próprias organizações através de sua estrutura hierarquizada e burocrática. Na opinião de José Carlos, a gerência pode se transformar na mais devastadora barreira para o bem-estar da organização como um todo, quando adota o modelo "fala quem pode, obedece quem tem juízo".

"A comunicação na empresa deve ser um instrumento de gestão e um facilitador do processo decisório", orienta. Para o bom desempenho do empregado, três tipos de informação são necessárias: informação técnica (o que, como e quando fazer); informação de coordenação (quem trabalha com quem) e informação de motivação e atitude (estímulo). Cabe ao gerente assegurar o fluxo adequado de informação, tanto interno quanto externo ao setor e manter uma boa comunicação entre os integrantes das equipes de trabalho.

Os resultados para quem aposta nessa estratégia são visíveis: elevação do nível de cooperação e confiança entre os componentes das equipes; aumento da produtividade e da capacidade competitiva, através da eliminação do erro desnecessário e do desperdício. "Resultados que, sem dúvida trarão mais satisfação pessoal, realização profissional e sensação de sucesso pessoal e organizacional", afirma.

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