Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Planejando a estratégia de sua carreira

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 07 17:47:00 UTC 1999 - Edição 25
Quando se fala em formular estratégias, logo nos vem à mente a imagem de uma empresa preocupada em traçar planos de ação eficientes, que lhe garantam bom desempenho, competitividade e um lugar no futuro. O que pouca gente percebe é que a formulação de estratégias, apesar de ser uma prática muito comum em empresas e organizações, pode e deve ser utilizada também por profissionais preocupados com o futuro de sua carreira. "A lógica estratégica é uma aliada fundamental na construção do projeto profissional", afirma a consultora Elane Cabral, da Agilis, empresa especializada em seleção de pessoal, integrante da Rede Gestão.

Estratégias profissionais funcionam como um instrumento para o gerenciamento da carreira, ajudando a construir um foco que possa orientar as atenções do profissional. "No afã de enriquecer seus currículos, muitos profissionais acabam cometendo um erro crucial: atiram para muitos alvos diferentes ao mesmo tempo", observa Elane. Afinal, ofertas não faltam - o mercado está cheio de cursos e especializações - e nessas investidas, freqüentemente inadequadas ou de pouca utilidade, acaba-se desperdiçando uma energia preciosa.

Para a consultora, o importante é que a pessoa invista naquilo que é realmente necessário e adequado à sua escolha profissional. "O essencial é saber dispensar o que desvia do foco e desenvolver uma atenção seletiva ao que pode, de fato, tornar o profissional mais competitivo e mais atraente para o mercado", aconselha.

O profissional que pensa estrategicamente sua carreira, percebe que há um futuro desejado a ser construído e tem a consciência de que ele faz parte dessa construção. Sabe que, ao mesmo tempo, precisa conhecer as condições externas que podem impulsionar ou atrapalhar seus objetivos. "Identificar quais oportunidades e ameaças o mercado oferece e ter conhecimento de suas próprias forças (competências) e vulnerabilidades (pontos de aperfeiçoamento) ajuda a visualizar mais claramente as condições (facilitadoras e dificultadoras) que podem levar o profissional a ser bem sucedido naquilo que deseja", diz a consultora.

Estratégias profissionais também ajudam a repensar a própria carreira. Com as mudanças rápidas, que atingem mais diretamente determinados segmentos de atuação, o profissional sente a necessidade de rever a sua trajetória para definir uma nova inserção no mercado. "É comum atendermos profissionais com experiência em uma determinada área, mas que se vêem pressionados a enveredar por novos caminhos", revela. "Também nestes casos, a formulação de estratégias profissionais é um importante diferencial competitivo".

Rede Gestão