Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Por que fazer uma especialização?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 21 17:43:00 UTC 1999 - Edição 24
MBA, mestrado, extensão, pós-graduação. Coqueluche entre os executivos e recém-formados, os cursos de especialização estão se tornando quase obrigatórios nos currículos dos profissionais, em um mercado onde a competição é cada vez mais acirrada. "Como o curso de graduação, já há algum tempo, deixou de ser diferencial e passou a ser básico, assim como o domínio de uma língua estrangeira e da informática, os profissionais passaram a buscar cursos de especialização para ter um diferencial, mantendo assim sua empregabilidade", analisa Ana Luíza de Vasconcelos, auditora da JCR & Calado. Mas é preciso estar atento para que a especialização possa, de fato, traduzir-se em um diferencial competitivo na vida profissional. O modismo ou a falta de uma estratégia definida para a própria carreira pode levar o profissional a obter poucos resultados práticos ou até contra-producentes, apesar do currículo recheado.

Para Ana Luiza, os cursos de especialização devem servir para fornecer aos profissionais uma forma diferente de "enxergar" determinadas questões organizacionais, antes desapercebidas. Devem ser encarados como oportunidade de "repensar uma nova forma de administrar", observa. Como a maioria esmagadora dos alunos são profissionais ativos, outra contribuição importante desses cursos, na opinião da consultora, é a troca de conhecimentos práticos em sala de aula, onde cada um tem a oportunidade de apresentar suas experiências vividas, de acordo com o assunto abordado.

Uma das vantagens dos novos cursos de especialização como o MBA (Master in Business Administration), direcionado para a administração de negócios, é o seu caráter mais voltado para a prática. Ao contrário do mestrado tradicional, o profissional pode conciliar seu trabalho com o curso. As aulas acontecem à noite ou em dias alternados e o currículo é muito mais prático que teórico, possibilitando que o aluno aplique seus conhecimentos no trabalho. "Antes esses cursos eram restritos ao eixo Rio/São Paulo ou ao exterior. Mas já temos bons cursos em universidades do Recife", afirma a consultora.

Mas, muito cuidado! Para obter um bom proveito, é preciso fugir do modismo. Fazer qualquer tipo de curso apenas pelo título, banaliza a especialização, tornando-a um "engorda currículo" tão comum como um curso de informática ou o domínio de uma segunda língua. O ideal é, em primeiro lugar, buscar cursos sérios, de instituições reconhecidas, que se adeqüem aos objetivos e estratégias traçados anteriormente para sua carreira profissional. Em segundo lugar, confiar desconfiando porque, por melhor que sejam os conteúdos repassados e mais ancorados na prática que estejam, não passam de teoria cuja aplicabilidade vai depender da realidade vivida e, não, daquela imaginada em sala de aula.

Rede Gestão