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Arquitetura como instrumento de vendas

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Publicado em Sun Feb 07 17:20:00 UTC 1999 - Edição 22
Tão importante quanto investir na qualidade de seu produto ou serviço é preocupar-se com a forma como ele vai ser apresentado ao cliente. Cuidar de sua imagem e, em especial, do planejamento do ponto de venda, é fundamental para quem pretende destacar-se em um mercado de concorrência cada vez mais acirrada. "Mais do que simples aliados, a arquitetura e a ambientação são armas poderosas que podem ajudar a ganhar essa guerra", afirma o arquiteto Roberto Montezuma, da Avellar, Fernandes e Montezuma Arquitetos Associados.

Ao contrário do que muita gente pensa, não basta apenas bom gosto para planejar um espaço de vendas. Segundo o arquiteto, é preciso saber utilizar adequadamente técnicas que valorizem a exposição do produto, ajudem a consolidar a marca e, até mesmo, facilitem o acesso e a circulação do cliente. "Hoje, há toda uma tecnologia específica para tornar os espaços mais eficientes e otimizar a exposição dos produtos", assinala. Técnicas que podem ser aplicadas não apenas em lojas, mas em escritórios e empresas.

Tamanho dos expositores, altura ideal do produto, efeitos de iluminação, quantidade de mercadorias expostas, tudo pode ser otimizado pelo arquiteto para garantir melhores resultados. Pode-se, por exemplo, utilizar uma constatação básica (90% dos consumidores entram nas lojas pelo lado direito e caminham no sentido contrário aos ponteiros dos relógio) para planejar de forma mais eficiente a disposição dos produtos, facilitando a venda.

"É um erro achar que a área de vendas precisa apenas ser bonita. É preciso que o projeto preocupe-se com funcionalidade, racionalização, dimensionamento e praticidade dos espaços", diz Montezuma. Ousadia e criatividade, para tornar seu projeto "'único", diferenciando-se da concorrência, também são essenciais. A iluminação, segundo o arquiteto, é um dos principais pontos. Uma iluminação adequada, principalmente nas vitrines, atrai mais consumidores, valoriza e destaca o produto, aumenta o tempo de permanência do cliente na loja e pode influir de forma determinante na decisão de compra.

Para criar um ponto de vendas mais eficaz é preciso toda atenção nos detalhes, para valorizar não só a mercadoria, mas a própria marca. Desleixo em detalhes como embalagens, etiquetas de preço, cartazes são inadmissíveis. "Se o cliente percebe que há a preocupação com o todo, incluindo os detalhes, ele passa a identificar essa imagem de qualidade no produto e também na marca ".

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