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Os dez mandamentos da qualidade

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Publicado em Sun Dec 06 16:32:00 UTC 1998 - Edição 13
Ao longo das últimas dez semanas, foram publicados, na coluna, um a um, os Dez Mandamentos da Qualidade, criados originalmente pelo estatístico norte-americano Edwards Deming (considerado o pai da chamada Gestão pela Qualidade) e adaptados à nossa realidade empresarial pelo consultor Fernando Tompson, da Inova Ação Consulting. A seguir, publicamos a síntese dos mandamentos, cuja versão integral pode ser encontrada aqui na homepage da Rede Gestão.

1º Mandamento
Total satisfação do cliente

Satisfazer os clientes é atender bem suas necessidades. Parece óbvio, mas não é. O desconhecimento sobre essas questões, na vida real, costuma ser espantosamente grande e responsável por erros custosos.

2º Mandamento
Gerência participativa

Gerenciar significa mobilizar esforços, atribuir responsabilidades, delegar competências, motivar, debater, ouvir sugestões, compartilhar objetivos, informar. Ou seja, transformar grupos em equipes de trabalho competitivas.

3º Mandamento
Desenvolvimento dos recursos humanos

Desenvolver os recursos humanos de uma organização, sob a ótica da qualidade e da competitividade, significa estimular o desafio e a satisfação com o que se faz.

4º Mandamento
Constância de propósitos

É fundamental a montagem de uma estratégia empresarial que funcione como linha condutora, embora aparentemente invisível, ligando o presente ao futuro.

5º Mandamento
Aperfeiçoamento contínuo

Para manter-se competitivo, é imprescindível atualizar-se, estar permanentemente informado sobre novas tecnologias e fazer mudanças, sempre que necessário.

6º Mandamento
Gerência de processos

O objetivo final é que cada pessoa na instituição saiba quais são seus clientes, internos ou externos, e que produtos ou serviços eles esperam receber.

7º Mandamento
Delegação

O ponto de partida da delegação é a capacidade de definir o que deve ser feito por terceiros. Delegar, portanto, é fazer através de outra pessoa, com o poder de decisão mais próximo da ação final.

8º Mandamento
Disseminação de informações

Quanto maior for a disseminação de informações e a participação das pessoas, maior será o nível de comprometimento e as chances de sucesso da ação realizada.

9º Mandamento
Garantia da qualidade

A documentação das políticas, modelo de gestão, processos, rotinas, especificação dos produtos e serviços e indicadores de desempenho que possibilitem a comparação com os resultados alcançados, além da facilidade de acesso e manuseio, são as bases da garantia da qualidade.

10º Mandamento
Não aceitação de erros

O erro traz aumento de custos, comprometimento da imagem e desmotivação. Não aceitá-los e corrigi-los, o quanto antes, é um mandamento essencial para as empresas que procuram ser competitivas.

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