Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Repensando o conceito de gerência

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 15 16:12:00 UTC 1998 - Edição 10
Gerenciar é um verbo cada vez mais conjugado nas empresas e organizações, independente de seu porte ou área de atuação. Seu significado, entretanto, está longe de caber nas definições precisas dos dicionários de português. Embora todos sejam unânimes em afirmar que gerenciar bem é um dos mais importantes fatores competitivos, poucos conseguem definir precisamente o que está por trás dessa palavra. A aparente imprecisão gramatical pode ser encarada como um convite à reflexão.

Em alguns idiomas - como o francês e o sueco a palavra não tem tradução. Usa-se "manage", em inglês, que significa "manusear". Nem mesmo a idéia sobre o que é "gerenciar" é universal. Definir o conceito de gerência, nesse contexto, é uma tarefa árdua. O consultor José Cândido Pessoa de Melo, da Inova Ação Consulting, cita alguns sinônimos, listados pelos dicionários: gerenciar pode ser operar, planejar, controlar, organizar, decidir, governar, atingir metas e realizar. "O mais intrigante é que nenhum dicionário relaciona como sinônimos idéias como liderar ou motivar", observa. No conceito gramatical, gerenciar é um processo de mão única, onde uma pessoa diz a outra o que fazer. Na prática, se ampliamos o conceito de gerenciamento para liderança, motivação e articulação, por exemplo, as mudanças são visíveis.

Segundo o consultor, essa visão ampliada sugere um desafio. "Ao invés de o gerente determinar o que deve ser feito, encarando a pessoa gerenciada como um meio para alcançar este fim, ele pode encontrar uma nova maneira de chegar aos resultados através da participação e engajamento de seus subordinados". Gerenciar, dessa forma, torna-se um exercício permanente de estimular a motivação de sua equipe. Uma pequena mudança no significado da palavra, que pode se traduzir em uma postura mais competitiva, fundamental para qualquer empresa.

Assim como acontece com a palavra gerência, muitas outras do "idioma gerencial" têm seu significado confuso e sua utilização imprecisa. Com o objetivo de ampliar o entendimento, a coluna Desafio 21 incorpora, daqui para a frente, ao seu rol de seções, uma intitulada "O Que Quer Dizer Mesmo?" onde será discutido o significado de palavras e expressões comumente utilizadas por profissionais, nas empresas e organizações.

Rede Gestão