Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

7º Mandamento da qualidade:

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 08 16:10:00 UTC 1998 - Edição 9
Delegação

Empresas competitivas procuram especificar de forma eficiente os seus processos. Numa visão geral, busca-se, em primeiro lugar, conhecer quem são os Clientes e os Produtos/Serviços a eles oferecidos. Além disso, é preciso também saber quem são, com clareza, seus Fornecedores e conhecer todos os Insumos recebidos deles. Cumprida esta etapa, a organização pode, então, ser subdividida em várias Unidades de Negócio que devem, por sua vez, também buscar com clareza o conhecimento da sua cadeia Cliente/Fornecedor. O objetivo final é que cada pessoa na instituição saiba quais são seus clientes, internos ou externos, e que produtos/serviços eles esperam receber.O ponto de partida da delegação é a capacidade de definir o que deve ser feito por terceiros. Delegar, portanto, é fazer através de outra pessoa, com o poder de decisão mais próximo da ação.

Numa análise estratégica da delegação, deve-se investir algum tempo planejando o que realmente se deseja em termos de: expectativas do cliente a serem atendidas; padrões de custo; prazos de execução; formato de entrega do produto ("embalagem"); indicadores de desempenho esperados; etc.

Como benefícios da delegação podem ser relacionados: alimentar a cultura do desafio, tornando os executores mais criativos, motivados e comprometidos; multiplicar a capacidade de produção; garantir a uniformidade dos padrões de qualidade estabelecidos (previsibilidade); diminuição dos custos com "supervisão" em função de uma especificação clara; gerenciamento por exceção através dos indicadores; etc.

Sob este ponto de vista, pode-se considerar a "terceirização" como uma delegação externa que, também, se fundamenta nos princípios da "Gerência de Processos" (ver 6º Mandamento). A decisão quanto à sua aplicação ou manutenção é calcada numa análise mais criteriosa (fatos e dados).Os profissionais de sucesso sabem que delegar é crescer. Centralizar, ao contrário, é ficar para trás, perdendo capacidade competitiva.

Rede Gestão