Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

5º Mandamento da qualidade:

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Oct 25 15:58:00 UTC 1998 - Edição 7
Aperfeiçoamento contínuo

Os avanços tecnológicos, a quantidade de informações que surge a cada dia e a sofisticação da concorrência exigem de empresas e profissionais muito maior compromisso do que no passado com o aperfeiçoamento contínuo. Para manter-se competitivo é imprescindível atualizar-se, estar permanentemente informado sobre novas tecnologias e fazer mudanças, quando necessário. Por outro lado, esse aperfeiçoamento requer muita atenção. A proliferação de teorias, teses e técnicas gerenciais – muitas sem nenhum embasamento e frutos de puro modismo – além de custar caro, pode desfocar o negócio e levar à perda da competitividade.

O aperfeiçoamento contínuo exige atenção a alguns procedimentos essenciais: antecipar-se às necessidades do cliente; monitorar atentamente (há quem defenda que seja paranoicamente) a concorrência; prospectar as tecnologias emergentes – identificando aquelas realmente sérias e eficazes; e estimular a criatividade e a inovação. São atitudes indispensáveis no dia-a-dia, seja de organizações seja de pessoas de sucesso, que se refletem na qualidade dos produtos e serviços.

Outra medida indispensável ao aperfeiçoamento contínuo é a definição de indicadores de desempenho capazes de aferir os resultados práticos desse processo. Ou seja, é preciso conhecer a situação, determinar a intensidade da ação e avaliar a efetividade dos resultados para que se cumpram as etapas básicas do aperfeiçoamento contínuo.

Rede Gestão