Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

O que a internet pode fazer pelo seu negócio?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Oct 25 15:56:00 UTC 1998 - Edição 7
E-mail, homepage, e-commerce e Intranet ainda soam como palavrões aos nossos ouvidos. Apesar de todo mundo exaltar as maravilhas da rede mundial de computadores, ainda resistimos a encarar o micro como um aliado para a nossa vida profissional. As evidências mostram que é melhor mudar de postura. E rápido. A verdade é que, hoje, para se manterem competitivos, empresas e profissionais não podem deixar de estar conectados à Internet e procurar aproveitar, ao máximo, todos os seus recursos e possibilidades. "Sim", admitem até mesmo os mais céticos. "Mas o que essa tal de Internet pode fazer, mesmo, pelo meu negócio?"

Para começar, a Internet permite mais segurança, eficiência e economia na comunicação. "Através do correio eletrônico (e-mail), é possível comunicar-se com empregados, fornecedores e clientes sem perder tempo e com total eficiência", diz Felipe Amorim, diretor da Inovação Comunicação Interativa (www.inovacao.com.br), empresa especializada em soluções para a Internet. A cobrança de resultados fica mais fácil e a agilidade eleva a qualidade dos serviços. Além disso, estima-se que a utilização do e-mail pode reduzir entre 30% e 40% o valor da conta de telefone mensal da empresa. O e-mail constitui-se, de fato, numa revolução na forma de se comunicar, hoje em dia. Assim como temos endereço físico e telefone, não podemos mais deixar de ter um endereço eletrônico (o e-mail).

Para uma organização, é indispensável manter um site na Internet, segundo Amorim. Através de uma homepage, é possível divulgar um negócio para todas as pessoas conectadas à Rede – um universo que cresce exponencialmente e reúne, hoje, mais de três milhões de usuários, apenas no Brasil. "O potencial de negócios que podem ser feitos pela Internet é incalculável", analisa. "É possível vender produtos, receber encomendas, disponibilizar serviços, eliminar processos burocráticos e oferecer maior comodidade aos clientes". Para as empresas pequenas, são grandes as vantagens. "Um web site eficiente é uma vitrine que leva a mercados que dificilmente seriam atingidos de outra forma", constata.

Em uma época onde a informação virou moeda de altíssimo valor, a Internet também oferece aos profissionais a possibilidade de manter-se permanentemente atualizados. "É possível conhecer o que está sendo feito em sua área, quem são seus concorrentes, que novos serviços estão surgindo, ter acesso a trabalhos e pesquisas desenvolvidas em todo o mundo", enumera Amorim.

Para quem utiliza a Internet não há fronteiras, embora, como tudo na vida, deva ser usada com cuidado. Como é muito atraente, pode fazer o "internauta" perder horas preciosas em "navegações" pouco produtivas. Ela não deve ser utilizada como um "video game de adultos". Feita esta ressalva, uma coisa é indiscutível: quem ainda estiver de fora corre o risco de estar perdendo o bonde da competitividade.

Rede Gestão