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3º Mandamento da qualidade:

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Publicado em Sun Oct 11 15:51:00 UTC 1998 - Edição 5
Desenvolvimento dos recursos humanos

Da boca para fora (no discurso, portanto), já é lugar comum, há muito tempo, dizer que as pessoas são a matéria-prima mais importante nas instituições, que não podem ser transformadas em robôs vivos, sendo simplesmente mandadas e usadas, condenadas à rotina e ao comodismo, mesmo que pagas ou, até, bem pagas. Menos comum, entretanto, é entender (e, menos ainda, dar conseqüência prática a isso) que as pessoas podem ser movidas a desafios e estimuladas à superação permanente de suas marcas. Os empresários e gerentes de sucesso descobriram que para ir além do discurso vigente e promoverem, de fato, o desenvolvimento dos recursos humanos precisam resgatar a satisfação das pessoas com os resultados do trabalho que realizam. A pessoa satisfeita com o que faz não se prende às limitações de quem troca horas de sacrifício por dinheiro mas, sim, busca seu próprio crescimento e o da empresa. Desenvolver os recursos humanos de uma organização, sob a ótica da qualidade e da competitividade significa, portanto, estimular o desafio e a satisfação com o que se faz. Daí em diante, é deixar o "como fazer" por conta de cada um: as pessoas comprometidas com resultados saberão buscar a melhor forma. Esse é o ponto de partida para que se forme aquele laço essencial de cumplicidade entre a instituição e seus colaboradores que é característico das organizações que competem pelo futuro, com chances efetivas de sucesso.

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