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A importância da marca e a força da diferença

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Publicado em Sun Sep 27 15:29:00 UTC 1998 - Edição 3
Leonardo di Caprio, o astro do filme Titanic, pretende lançar o seu nome no mercado de ações. Em breve, vai estar engordando sua já recheada conta bancária com o licenciamento dos mais variados tipos de produtos. Alguém duvida do potencial de vendas dos cadernos, camisetas, mochilas, tênis e dezenas de outros itens que devem surgir com a marca "Leo"? O exemplo do ídolo de nove entre dez adolescentes mostra a importância que tem a marca nesses tempos de globalização. Ter uma marca confiável e uma boa imagem junto ao seu público é hoje um desafio que se impõe não só a produtos e empresas, mas também a pessoas e profissionais.

Para a consultora Edna Monteiro, da Estratégia & Resultados, integrante da Rede Gestão, empresas e profissionais devem investir na consolidação de suas marcas, como forma de diferenciar-se em um mercado cada vez mais competitivo. "As empresas, assim como as pessoas, precisam construir uma imagem singular e única para alcançar o sucesso", afirma. "Através de uma boa marca, elas podem transmitir sua mensagem de maneira exclusiva, de forma que não seja confundida com mensagens similares de seus concorrentes", observa.

É comum, no caso de empresas e produtos, que a preferência do público esteja mais relacionada à imagem da marca do que a outros fatores, como qualidade ou preço. Uma mesma calça jeans pode dobrar de preço apenas por ter um determinado símbolo na etiqueta. "O marketing não é uma batalha de produtos; é uma batalha de percepções", definem Al Ries e Jack Trout no livro As 22 Consagradas Leis do Marketing. Para Edna, trabalhar para fortalecer essa imagem junto ao público e mantê-la sempre em evidência é um dos segredos do sucesso. "A marca é a síntese do valor da empresa", observa.

O princípio aplica-se não só às empresas, mas também aos profissionais. Desenvolver uma "marca" pessoal e investir na imagem é, segundo Edna, a forma mais eficiente de diferenciar-se, sair do lugar comum dentro das organizações. "A força está na diferença", sinaliza.

Rede Gestão