Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A Gestão moderna é em rede

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 13 15:08:00 UTC 1998 - Edição 1
Qualquer pessoa que tenha tido a experiência, inesquecível, de participar da gestão de um negócio (de qualquer tamanho ou tipo) sabe o que isso, nos dias de hoje, significa em termos de exigência e complexidade.

Essa experiência deixa evidente que a compartimentalização tradicional da administração (produção, vendas, finanças, recursos humanos, planejamento etc.), se não está ainda de todo ultrapassada é, pelo menos, francamente insuficiente para dar conta das exigências contemporâneas.

Encarar a gestão moderna como uma rede de conhecimentos técnicos, recursos e pessoas, que vai muito além da clássica divisão em "departamentos", passa a ser uma necessidade de sobrevivência no atual ambiente extremamente competitivo em que vivem as pessoas e as organizações.

Abordada de modo sumário, a gestão moderna poderia ser definida como sendo uma rede de competências articuladas que envolve desde a prospecção estratégica até o design do produto, passando pela tecnologia da informação, pela comunicação da marca, pela montagem de times competitivos, pela sucessão familiar...

Nesses termos, a gestão moderna constitui-se num desafio de grande amplitude que requer competência e boas fontes de referência.

Competência pessoal não se adquire pronta. Tem que ser desenvolvida e, nesse desenvolvimento, o acesso a boas fontes de referência torna-se fundamental. Esse é, justamente, o desafio que a coluna Gestão & Competitividade, hoje inaugurada, se propõe a enfrentar cada semana: constituir-se numa referência de qualidade reconhecida pelos leitores.

Em outras palavras, ser um ponto na rede da gestão que permita o acesso a um leque, ao mesmo tempo amplo e focado, de conteúdos relevantes para o desenvolvimento da competência pessoal e organizacional.

Rede Gestão