Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Contador tem Mercado de Trabalho Amplo e Promissor

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 23 19:35:00 UTC 2003 - Edição 270

 O Curso de Ciências Contábeis é o terceiro a ser abordado na série Profissões, realizada pela Desafio 21, em parceria com a Faculdade Boa Viagem (FBV). Nesta edição, a equipe da FBV mostra os principais campos de atuação e aborda as mudanças no papel exercido pelo profissional de Contabilidade, que ocupa hoje uma função cada vez mais estratégica nas empresas.

 

Já se foi o tempo em que cabia ao contador apenas a tarefa de acompanhar e registrar a movimentação financeira da empresa, cumprindo todas as exigências burocráticas e fiscais. Hoje, o profissional exerce um papel fundamental no desenvolvimento da competitivi-dade das empresas. Além de acompanhar os processos, ele, cada vez mais, planeja e atua como consultor dos gestores para a tomada de decisões estratégicas com base nas informações contábeis da organização.

 

O papel básico do contador é administrar a contabilidade das empresas por meio do registro e do controle de suas contas. É ele quem planeja, coordena e controla as entradas e saídas de valores, gerando uma visão precisa do patrimônio da empresa. O contador registra os fatos e atos administrativos, responsabiliza-se pelo pagamento de impostos e outros tributos e confere as anotações contábeis. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Hoje, o profissional pode ser definido como um estrategista, sempre em busca de soluções para as empresas gastarem menos e potencializarem seus ganhos.

 

Algumas atividades são exclusivas do profissional de Contabilidade, como a auditoria (exame da escrituração contábil) e as perícias contábeis (exame dos livros e conferência da veracidade dos dados registrados). O campo de atuação se amplia ainda para controladoria e consultoria.

 

Em tempos de globalização, um mercado bastante promissor é a contabilidade internacional, devido às fusões, aquisições e incorporações de empresas de grande porte em todo o mundo. Ter conhecimentos em comércio exterior, nesse caso, é fundamental. A informação é outra moeda forte na profissão. É preciso manter-se bem informado para acompanhar o contexto econômico e a legislação em vigor, sempre em mutação.

 

Como é uma atividade que trabalha com números, raciocínio e muita burocracia, o perfil exige um candidato meticuloso, concentrado e, acima de tudo, com vocação para cálculos e vontade de conhecer os mecanismos financeiros a fundo. É preciso conhecimento aprofundado de planejamento, coordenação, controle, análise e interpretação das informações econômico-financeiras e patrimoniais.

 

Na Faculdade Boa Viagem (FBV), o curso dura cinco anos e está atento às exigências e mutações do mercado de trabalho. Sintonizada com o momento atual, propõe uma integração entre os demais cursos da instituição: Economia e Engenharia de Produção. "Nossa idéia é fazer com que os alunos troquem experiências e discutam as mudanças atuais do mundo globalizado", explica uma das professoras do curso, Umbelina Lagioia.


Rede Gestão