Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Economia Requer Sintonia permanente com o Mercado

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Nov 09 19:32:00 UTC 2003 - Edição 268

A partir de hoje, a Coluna Desafio 21 inicia uma série sobre profissões. O objetivo é levar aos candidatos informações sobre o perfil exigido pelo mercado para profissionais que atuam no setor de Negócios. Com apoio da equipe da Faculdade Boa Viagem (FBV), vamos mostrar as habilidades e competências necessárias para quem deseja seguir as carreiras de economista, administrador de empresas, contador e engenheiro de produção. Abrindo a série, o curso de Economia.

 

Um dia-a-dia dedicado a análises sobre as tendências de mercado. Planejamentos, estudos e muitos números norteiam a vida profissional de um economista. Entre as suas atividades estão a análise e solução de problemas financeiros de empresas e governos. Seu campo de atuação é amplo, podendo trabalhar em órgãos públicos, bancos, empresas privadas, consultorias, auditorias, sindicatos, assessorias, bolsas de valores, cooperativas, etc.

 

Ser um bom especialista nessa área significa ser capaz de entender os fatos econômicos passados e gerar idéias para o futuro, o que exige criativida-de, fundamen-tação teórica e senso ético. “Esse é o perfil exigido pelo mercado e que buscamos desenvolver entre os nossos alunos”, diz o professor Mar-celo Barros, coordenador do curso de Economia da Faculdade Boa Viagem.

 


Para o candidato ao vestibular que pretende ingressar na área, é preciso ter algumas habilidades em matemática, ter capacidade de análise e avaliação, além de possuir interesse no setor social. A curiosidade é um requisito básico, já que é preciso acumular formação e informação. O economista é um profissional que deve estar em permanente sintonia com o mercado e atualizado com os acontecimentos ao redor do mundo. Em tempos de globalização, movimentos sensíveis em áreas como política ou tecnologia, por exemplo, podem ter grande repercussão na economia. É preciso ter sensibilidade para percebê-los, analisá-los e avaliar corretamente os seus impactos.

 

O curso de Economia é oferecido por diversas instituições de ensino superior em Pernambuco. A Faculdade Boa Viagem foi a única a obter conceito A no último Provão do MEC, entre todas as instituições particulares do Norte/Nordeste. Em todo o Brasil, foram avaliados 190 cursos de Economia e somente outras seis, além da FBV, obtiveram o conceito máximo.


Rede Gestão