Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Sérgio Ferreira

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Projeto Econômico: um Ultra-som da Empresa

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Oct 26 19:25:00 UTC 2003 - Edição 266

A técnica de elaboração de projetos econômico-financeiros oferece uma visão integrada das empresas, permitindo a análise de qualquer tipo de negócio de forma rápida e precisa. Na verdade, um projeto é o que hoje se conhece como Plano de Negócios, o famoso Business Plan — para utilizar uma expressão em inglês cada vez mais incorporada ao mundo dos negócios.

 

Se, no passado, o foco de um projeto estava nos valores e índices financeiros — lucratividade, rentabilidade, taxa de retorno, entre outros — hoje a técnica de elaboração e avaliação de projetos detém-se, principalmente, em aspectos intangíveis, como, por exemplo: visão estratégica e competência dos empresários, potencial dos recursos humanos, fatia do mercado que efetivamente pode ser atingida pela empresa, logística, imagem da empresa e dos produtos e serviços (design), processo de produção, layout, tecnologia e qualidade.

 

Para facilitar o trabalho, a técnica de elaboração e análise de projetos divide a empresa em quatro partes que, necessariamente, estão presentes em qualquer negócio:

 

1. Mercado e Vendas
Mostra como as empresas estão se relacionando com o mercado, detalhando, principalmente, o funcionamento da área de vendas. Localização e logística também precisam ser bem examinadas.

 

2. Gestão, Recursos Humanos, Sistemas de Controle
A capacitação e a visão estratégica dos gestores — diretores e gerentes, a qualificação da mão-de-obra e seu potencial de evolução, através de treinamentos, e o funcionamento de atividades e sistemas de controle são alguns dos aspectos fundamentais na avaliação de uma empresa.

 

3. Tecnologia, Produção e Qualidade
A organização e a capacidade de produção, a estrutura física, o nível tecnológico e os aspectos referentes à qualidade são alguns itens vistos neste tópico. Essas questões internas, mais de natureza física, são aspectos fundamentais do projeto.

 

4. Economia e Finanças
A situação econômico-financeira das empresas, evidentemente, também é avaliada no projeto, considerando a situação atual e a projetada. São focadas questões sobre preços, custos, lucratividade, viabilidade de investimento com recursos próprios ou de terceiros, rentabilidade e índices financeiros, o que permite a avaliação do potencial de qualquer negócio.

 

Como se pode observar, um projeto econômico-financeiro funciona como uma espécie de “ultra-sonografia” da empresa, exercendo um papel fundamental na sua “saúde”. Da mesma forma que é sempre bom fazer um check-up, investindo na prevenção da doença e não apenas na sua cura, também é importante, nas empresas, examinar, planejar e avaliar. Principalmente antes de fazer grandes esforços — como, por exemplo, realizar investimentos. Em ambos os casos, os riscos se tornam bem menores e as chances de sucesso aumentam proporcionalmente.


Rede Gestão