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Tendências do Comportamento do Consumidor

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Publicado em Sun Sep 28 19:13:00 UTC 2003 - Edição 262

A indústria da moda, um próspero negócio que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, vai buscar no comportamento do consumidor as informações estratégicas para o lançamento de novas tendências. E os conceitos que vão servir de inspiração para as coleções, pelo menos nos próximos dez anos, já estão traçados. É o que garante a professora da UFRPE, especialista em Moda, com doutorado na Inglaterra, Maria Alice Rocha, uma das palestrantes do XV Salão de Moda de Pernambuco, realizado na última semana, no Terminal Marítimo de Passageiros do Recife. Segundo Maria Alice, oito grandes tendências vão dominar a moda ao longo desta década: Feminilização, Hedonismo, Espiritualidade, Downsizing, Tribalismo, Medo, Permanecendo Vivo e Individualidade.

 

De acordo com a especialista, há grandes empresas especializadas em diagnosticar os aspectos mais importantes do comportamento do consumidor e repassá-los, a um alto custo, às marcas e aos estilistas. “Normalmente, quem leva em consideração essa tendência comportamental no processo de criação consegue uma boa aceitação de seu produto”, assinala.

 

Das diversas tendências que englobam o estilo de vida, a estética, a moralidade e a realidade socioeconômica dos consumidores ao redor do mundo, oito foram apontadas como as “principais” por sete empresas internacionais de pesquisa de comportamento. A Feminilização, que é a diminuição das diferenças entre homens e mulheres. “Tarefas domésticas já não estão restritas às mulheres, assim como os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência.” Atentas a essa mudança, empresas como a rede The Body Shop passaram a investir em designs mais masculinos, como, por exemplo, hidratantes que vêm em embalagens em forma de uma lata de óleo ou de graxa, proporcionando uma aproximação discreta entre a masculinidade e a vaidade.

 

Já o Hedonismo surge como uma busca ao consumo da diversão, comportamento característico de pessoas interessadas basicamente em aproveitar a vida. A Espiritualidade, outra tendência social, apresenta como desafio a criação de produtos bons e eticamente corretos que se transformem em sucesso comercial. Partindo do conceito de uma parcela dos consumidores de que o tempo é mais importante que o dinheiro, o Downsizing baseia-se na idéia de que é preciso aproveitar todos os momentos da vida, como se cada minuto fosse único. É o conceito por trás da velocidade dos fast-foods, celulares, notebooks, Internet.

 

Há ainda aqueles interessados em resgatar os valores culturais, principalmente após a globalização, formando a quinta tendência, o Tribalismo. “No Tribalismo, nascem os radicais que dizem não a influências externas e pregam a ortodoxia, mas, por outro lado, há uma maior aceitação das diferenças”, destaca Maria Alice. Já a emergência do terrorismo, o crescente número de escândalos envolvendo políticos e a falta de confiança em muitas empresas fazem surgir a linha do Medo.

 

Outro conceito, o Permanecendo Vivo, está relacionado ao fato de a população estar vivendo mais ativamente a velhice. “As pessoas idosas estão nas academias e são adeptos às comidas naturais e a pílulas de vitaminas”, exemplifica. Por último, surge a tendência à Individualidade. Segundo Maria Alice, hoje é a mistura de estilos e a criação do estilo próprio que dita o mundo da moda. “Antes se esperava os desfiles para levar às lojas os modelos, agora se coloca nas passarelas o que está presente nas ruas”, conclui.


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