Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Selecionando o Profissional Estratégico

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Sep 07 19:00:00 UTC 2003 - Edição 259

A seleção de profissionais para ocupar cargos estratégicos é um processo de fundamental importância para qualquer organização. A escolha certa requer uma série de cuidados e envolve fatores que vão muito além de um currículo atrativo. “Experiência e formação técnica são importantes no processo seletivo, mas o estilo do profissional e a identidade de seu projeto de vida com o projeto da organização podem contar os principais pontos e fazer toda a diferença na hora da escolha”, observa a consultora Carla Miranda, da Agilis Seleção, empresa especializada em seleção de profissionais estratégicos, integrante da Rede Gestão. 

 

“É preciso ir além da capacidade técnica e da experiência”, diz Carla. A experiência e a qualificação do selecionador são essenciais para observar se os princípios do profissional estão em sintonia com os da empresa. Profissionais que querem crescer junto com a organização, que compartilham seus valores e querem construir um projeto conjunto saem na frente. Também é muito importante haver afinidade entre os estilos. Um candidato excessivamente formal dificilmente é a melhor opção para uma empresa descontraída e vice-versa. 

 

De acordo com a consultora, é indicado que o contratante participe do processo seletivo, ajudando a definir o profissional com perfil mais adequado para ocupar o cargo. "É um processo mais custoso e mais exigente, mas é uma escolha para o futuro da empresa". Por se tratar de uma escolha estratégica, deve ser feita com bastante calma. “Não se deve cometer um erro muito comum, que é a escolha a partir de pressões por prazos”, observa Carla.

 

Carla dá algumas dicas para os candidatos que querem se sair bem em um processo seletivo. O primeiro mandamento é traçar um objetivo para a sua carreira, definindo um projeto profissional claro. "Erra quem atira para todos os lados, enviando currículos para todos os processos", opina. Um profissional que se candidata a todas as vagas que surgem, independentemente da área, comete um erro grave aos olhos do selecionador. "O profissional tem que escolher o seu foco e agir de forma direcionada".

 

O currículo, aliás, deve ser alvo de todas as atenções. É o cartão de visita do candidato e responsável por sua primeira imagem junto ao selecionador. Currículos extensos, truncados e com erros de português nem passam na primeira peneira. "O currículo deve ter no máximo duas páginas, ser claro, objetivo e moderno". Além disso, ela lembra que o candidato deve estar atento à apresentação pessoal quando comparecer às entrevistas de seleção. A boa imagem — traduzida em um visual adequado, na forma correta de falar e portar-se — ainda é uma grande aliada.


Rede Gestão