Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Reflexões em Direção ao Futuro de Pernambuco

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Aug 10 18:52:00 UTC 2003 - Edição 255

Escrito por empresários e profissionais de diversas áreas de atuação, o livro Pensar Pernambuco — Reflexões em Direção ao Futuro do Estado será lançado na próxima segunda-feira (11). A publicação traz, em artigos e comentários, o posicionamento dos participantes frente a questões essenciais relacionadas ao desenvolvimento de Pernambuco. Abordando temas diversos, como economia, gestão, serviços, imaginário social, terceiro setor, arquitetura, setor público e competitividade, Pensar Pernambuco parte de um entendimento compartilhado: um dos mais importantes fatores para a retomada do desenvolvimento do Estado é o resgate do otimismo e da crença no potencial do nosso estado.

 

A elaboração do livro começou há cerca de dois anos, quando o grupo composto por Paulo Dalla Nora Macêdo, Francisco Carneiro da Cunha, Bruno Queiroz, Carlos Augusto Costa e Paulo Emílio Pessoa de Melo decidiu se reunir informalmente para discutir temas relacionados à situação econômica, política, social e cultural de Pernambuco. O objetivo era criar um espaço aberto para que os integrantes exercitassem o primeiro passo para a ação — o pensar — produzindo idéias e transformando seu conhecimento e experiência, em áreas diversas, em combustível para o debate consistente sobre Pernambuco.

 

Dos encontros surgiram artigos, notas, comentários e a conclusão de que um dos principais entraves para o desenvolvimento de Pernambuco está no comportamento dos próprios pernambucanos. “Existe uma certa dificuldade psicológica, um sentimento de inferioridade e uma percepção errada de que nosso passado é melhor que o nosso presente”, assinala Paulo Dalla Nora, um dos autores. “Percebemos que a sociedade em geral não vê mais sentido em desperdiçar esforços em lamúrias ou discussões que em nada vão contribuir para o engrandecimento do Estado”, completa Francisco Cunha.

 

O resultado dessa articulação é o livro Pensar Pernambuco, uma publicação independente, editado pelo núcleo criador, e que reforça o potencial e os diferenciais competitivos do Estado. “Temos um futuro mais promissor do que as pessoas pensam”, afirma Dalla Nora. Além dos cinco integrantes originais, também participam do livro Carlos Fernando Pontual, Cármen Cardoso, Neide Câmara, Paulina Schmidtbawer Rocha, Paulo Gustavo, Ricardo de Almeida, Roberto Montezuma e Sérgio C. Buarque.


 

Lançamento do livro Pensar Pernambuco
Data: 11 de agosto (segunda-feira)
Hora: 19 h
Local: Mafuá do Malungo, Rua Joaquim Nabuco, 738,


Rede Gestão