Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Edna Monteiro

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Investindo nas Equipes de Trabalho

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jun 22 18:37:00 UTC 2003 - Edição 248

Para que a empresa se torne cada vez mais competitiva, não basta apenas investir em produtos e tecnologias. É preciso, principalmente, investir nas pessoas que formam as equipes de trabalho.

 

Durante muito tempo, devido a diversos aspectos inerentes à cultura empresarial, o estilo predominante na gestão das empresas foi o do comando-obediência, no qual “quem pode manda e quem tem juízo obedece”. Ao longo dos anos, depois de vários experimentos relacionados à gestão, torna-se evidente que esse princípio está sendo superado pelo modelo que privilegia a participação, a autonomia e a co-responsabilidade das pessoas na construção do resultado do trabalho.

 

Essa nova forma de administração, mais participativa, requer da empresa uma mudança na forma de conduzir sua equipe, adequando valores e posturas. Os gestores devem agir com firmeza, sim, mas com tolerância, também, assumindo um papel mais educativo do que meramente fiscalizador e punitivo.

 

O ambiente na empresa deve, o mais possível, favorecer um clima que propicie o fortalecimento de vínculos de confiança entre as pessoas, espaços de reconhecimento de dificuldades e, também, de facilidades e de desafios permanentes a serem perseguidos pela equipe.

 

O investimento nas equipes de trabalho passa a ser condição básica para a empresa mostrar o seu diferencial no mercado. Ter pessoas bem treinadas e engajadas no projeto empresarial é um passo fundamental para o crescimento ordenado e com qualidade.

 

Contudo, é preciso não esquecer que onde existem pessoas sempre existirão conflitos, contradições, incoerências e disputas, aspectos inerentes à natureza humana. Assim, é necessário preparar as pessoas para saberem tratar esses pontos com maturidade e profissionalismo, trabalhando as relações, buscando soluções — e não culpados pelos problemas —, com o foco sempre voltado para resultados que garantam o crescimento profissional e da empresa.


Rede Gestão