Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Tiago Siqueira

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Mapeamento de Processos nas Empresas

whatsapp linkedin
Publicado em 18.05.2003 - Edição 243

Todo trabalho desenvolvido nas empresas faz parte de algum processo importante. Esses processos são responsáveis pela execução das tarefas pretendidas, envolvendo as pessoas que executam determinados procedimentos e utilizam tecnologias adequadas à sua realização. Na verdade, um processo empresarial pode ser entendido como a maneira pela qual as coisas são feitas para se chegar a um determinado fim na forma de um produto ou serviço oferecido ao mercado.

 

Mapear os processos empresariais é importante porque permite conhecer e desenvolver os caminhos percorridos no desenvolvimento do trabalho, até chegar ao resultado pretendido, otimizando o tempo e minimizando os gargalos que atrapalham o dia-a-dia. Muitas vezes as pessoas realizam atividades, mas não conseguem enxergar o processo global do qual o seu trabalho faz parte. E é importante ter a visão do todo para poder chegar ao padrão desejado para o trabalho.

 

É necessário que todo gestor conheça, pelo menos, os macroprocessos da sua empresa para gerenciar melhor e de forma sistêmica as atividades desenvolvidas. Assim ele poderá estruturá-las de modo ordenado e numa lógica que favoreça a busca contínua da eficiência na produção de um serviço ou produto oferecido aos clientes. Mapeando e aperfeiçoando de forma adequada os seus processos, a empresa poderá alcançar:

 

1. Aumento da competitividade: com a busca contínua por otimizar o tempo no trabalho e oferecer um produto ou serviço de maior qualidade, a empresa estará muito mais preparada para competir no mercado.

 

2. Maior entendimento dos procedimentos: entender os processos é ordenar os procedimentos, dando-lhes um encadeamento lógico no trabalho. Quem gerencia por resultados busca entender de forma global o processo no qual está inserido.

 

3. Maior rapidez nas soluções: se a empresa conhece todos os seus processos, com os procedimentos bem definidos, ela estará apta a identificar e solucionar os seus problemas mais rapidamente.

 

4. Aumento nos resultados da empresa: quem conhece bem o seu negócio consegue alcançar melhores resultados. Mas não basta apenas conhecer, é preciso também cuidar de como alcançar esses resultados. E é, justamente, nesse "como" que os processos estão inseridos.

 

Mapear e aperfeiçoar os processos nas empresas é, pensando estrategicamente, uma ação contínua e indispensável para que os produtos e serviços sejam oferecidos ao mercado de acordo com as exigências sempre mutantes do cliente. Uma questão de sobrevivência, portanto.


Rede Gestão