Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

As melhores empresas para se trabalhar

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 30 18:16:00 UTC 2003 - Edição 236

Um bom ambiente de trabalho pode melhorar em até 30% o desempenho dos funcionários de uma empresa. E a atitude dos gestores, gerentes ou líderes influencia de 50% a 70% na forma como os empregados percebem o ambiente organizacional. Conclusão: a atitude do líder está diretamente ligada à produtividade dos funcionários e aos resultados, inclusive financeiros, das empresas.

 

Os dados foram revelados durante a palestra O papel dos líderes nas melhores empresas para trabalhar, realizada pelo presidente do Great Place to Work Institute no Brasil, José Tolovi Júnior, em encontro da Sociedade Pernambucana de Planejamento Empresarial, no Mar Hotel. Eles são o resultado de mais de cinco milhões de entrevistas já realizadas pelo Great Place to Work, em todo o mundo. O Instituto é responsável pela pesquisa As melhores empresas para você trabalhar, realizada em 25 países e publicada anualmente, no Brasil, pela revista Exame.

 

"Uma boa empresa para se trabalhar é aquela em que o empregado confia nos gestores, tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha", define. "Confiança" é a palavra que sintetiza um bom ambiente de trabalho. E é aí que, segundo Tolovi, a função do líder exerce um papel fundamental.

 

Um bom líder, afirma, é aquele que dirige sua equipe com credibilidade, engaja as pessoas com respeito e intermedeia as relações no ambiente de trabalho com imparcialidade. Em resumo, é confiável. "O líder nas melhores empresas é aberto e acessível na sua comunicação, deixa claro suas expectativas, elogia e demonstra gratidão, decide com base em regras claras e está sempre aberto a sugestões e ponderações", enumera.

 

Para Tolovi, criar um bom ambiente de trabalho, atraindo os melhores profissionais, é praticamente uma obrigação das empresas que querem tornar-se ou manter-se competitivas. "Hoje você não compete apenas com produtos e serviços, mas principalmente com talentos", diz.

 

Em sua sétima edição, a pesquisa As melhores empresas para você trabalhar é hoje uma referência no mercado de trabalho e as empresas listadas são vistas como "modelo" em gestão de pessoas. Mais de 80% das empresas que participam da pesquisa, no Brasil, são das regiões Sul e Sudeste. Aumentar a participação das empresas da Região Nordeste é um dos grandes objetivos da edição 2003 da pesquisa. "O Nordeste é uma região que tem empresas excelentes, com grande potencial para obter uma posição de destaque na pesquisa", opina Tolovi.

 

Qualquer empresa com mais de cem funcionários pode participar da pesquisa. As cem primeiras colocadas integram uma edição especial da revista Exame, publicada anualmente. A empresa inscreve-se pela Internet e recebe um número específico de questionários que devem ser preenchidos por seus empregados. Cada entrevistado envia suas respostas diretamente para o Instituto, pelos Correios. Em seguida, é a vez dos gestores das empresas serem entrevistados.

 

Quem ainda quiser se inscrever para concorrer esse ano tem até amanhã (31) para fazê-lo. Basta entrar no site www.greatplacetowork.com.br. O processo é simples e totalmente gratuito.


Rede Gestão