Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

O ano só começa, mesmo, depois do carnaval?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Mar 09 17:59:00 UTC 2003 - Edição 233

Será verdade que no Brasil o ano só começa mesmo depois do carnaval? A velha máxima de que os projetos só começam a sair do papel depois da Quarta-feira de Cinzas está longe de ser um consenso. Tem gente que acha que os dois primeiros meses do ano, nas empresas e organizações, são mesmo um prolongamento do período das festas de final de ano e das férias. Outros acreditam que, apesar dos recessos, o ano útil começa realmente no dia 1º de janeiro. Veja a opinião de alguns profissionais que integram a Desafio 21.

 

"O carnaval, ao mesmo tempo em que estimula uma série de atividades econômicas, provoca uma retração, principalmente psicológica, em outras. Esse sentimento deixa muita empresa à espera de compasso, do ponto de vista da demanda espontânea, reforçando o ditado de que, no Brasil, tudo só começa, mesmo, depois do carnaval. Contudo, recomendamos que as empresas que têm diminuídas as suas demandas nesse período não fiquem paradas, à espera do crescimento espontâneo da procura. Ao contrário, aproveitem para se organizar, planejar, fazer os ajustes necessários, criar as bases e estar preparadas para fazer um excelente atendimento."
Edna Monteiro,
E&R Consultoria.

 

"Para quem trabalha com contabilidade, o ano começou faz tempo. No primeiro dia útil do ano, estávamos às voltas com as mudanças na legislação, que só saíram no último dia útil de 2002. De lá pra cá, várias outras mudanças aconteceram. Foi um início de ano pra lá de movimentado."
Luiz Carlos Bernhoeft Jr.,
Bernhoeft Consultoria Contábil

 

"Acho que sim. O clima de negócios só esquenta mesmo depois do carnaval, pois antes ainda fica aquele clima de férias e veraneio. Neste ano, foi mais complicado, pois o carnaval demorou a chegar. Mas as turbinas estão quentes, vamos decolar."
Sérgio Ferreira,
Guimarães Ferreira Consultores

 

"Claro que isso é uma força de expressão. Para alguém plenamente em sintonia com o mercado e suas exigências, o ano começou pra valer desde o primeiro dia de janeiro."
Georgina Santos,
Agilis Seleção

 

"Realmente no mundo dos negócios existe essa imagem de que o ano só começa depois do carnaval. Na minha opinião, isso só vale quando o carnaval acontece no início de fevereiro. Por que digo isso? Veja que janeiro é mês de férias e muita gente tira para estar com suas famílias. Quando as aulas começam, em fevereiro, os negócios começam. Portanto, para mim, o ano começa após as férias escolares."
José Emilio Calado,
Deloitte Touche Tohmatsu

 

"Não. Apenas engrenam depois do carnaval e, por isso, quanto mais cedo ele acontecer, melhor. Uma coisa é certa: a semana de carnaval é quase nula de negócios, pois muita gente aproveita para tirar férias. Em especial os empresários, que sabem da dificuldade de tirá-las no resto do ano. Já é uma espécie de tradição. Como tenho negócios fora de Pernambuco, só posso parar apenas até a terça-feira e, em alguns casos, até a quarta, pois desenvolvimento de software pode ser compensado em outros horários. No Recife, porém, esse recesso é muito bem visto pelos clientes."
 Fernando Tompson,
Inova Ação

 

"Para quem ama o seu trabalho e se dispõe a prestigiar seu cliente, o ano não começa nunca depois do carnaval, começa na véspera do próprio ano-novo. O resto é batuque, lenda e fantasia!"
Paulo Gustavo,
Consultexto


Rede Gestão