Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Clarisse Monteiro

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Demonstração do Valor Adicionado

whatsapp linkedin
Publicado em 13.01.2003 - Edição 225

Uma outra demonstração cuja elaboração é tão importante quanto o balanço social, senão um complemento seu, é a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Essa demonstração enriquece muito as informações contábil e social, pois evidencia o valor adicionado, ou seja, o valor econômico agregado dos bens e/ou serviços produzidos em um determinado período, menos o custo dos recursos adquiridos a terceiros, necessários a essa produção. Demonstra, também, como esse valor é distribuído entre os diferentes grupos sociais que interagem com suas atividades.

 

A divulgação dessa Demonstração é um grande passo para a ciência contábil, pois aproxima a contabilidade comercial da contabilidade nacional. É uma forma de afirmar a contabilidade como uma ciência da comunicação. Se todas as empresas passassem a divulgar a DVA, a consolidação desses números seria o próprio PIB, calculado de uma forma que revelaria um número muito mais próximo da realidade.

 

Daí a importância dessas demonstrações evidenciarem informações que estejam de acordo com a realidade da empresa. Informações estas que podem ser sujeitas, inclusive, as auditorias, assim como ocorre com as demais demonstrações contábeis.

 

Nos anos de 1996 e 1997, foi efetuada uma análise de 414 empresas que divulgaram a DVA (transcrita no quadro abaixo), apresentando números bastante interessantes:

 

Distribuição do Valor Adicionado  1997 1996
Pessoal e Encargos  31,87%  33,06% 
Impostos, Taxas e Contribuições  37,66%  40,37% 
Juros e Aluguéis  17,07%  17,02% 
Juros sobre Capital Próprio e Dividendos  6,52%  4,19% 
Lucros Retidos  6,88%  5,35% 
Fonte: Revista Brasileira de Contabilidade 

 

Pode-se ver, por exemplo, que o Governo fica com uma parte muito maior do Valor Adicionado do que os próprios funcionários da empresa. Se levarmos em consideração que, na linha Pessoal e Encargos, encontramos valores que são repassados ao INSS, vê-se como é irregular a distribuição da riqueza gerada. Fica claro, também, que a DVA evidencia informações não encontradas em nenhuma outra informação contábil.

 

A DVA não deixa de ser um tópico importante dentro do Balanço Social, porque funciona, de forma simples e direta, como um relatório para a sociedade sobre o destino que é dado à riqueza gerada pelas empresas.


Rede Gestão