Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A Importância da Auditoria na Gestão Empresarial

whatsapp linkedin
Publicado em Mon Dec 16 01:24:00 UTC 2002 - Edição 221

Os últimos anos provocaram uma grande mudança no papel do auditor. De mero fiscalizador de processos, ele tornou-se um profissional com participação estratégica no desenvolvimento da competitividade da empresa. A análise é do sócio-diretor da Deloitte Touche Tohmatsu, José Emílio Calado, que participou, como palestrante convidado, do Fórum de Ciências Contábeis realizado pela Faculdade Esuda. Na opinião de Calado, os novos profissionais devem estar atentos a essa mudança e ter consciência da ampliação de suas competências, se quiserem ser bem- sucedidos na carreira escolhida.

 

Calado chamou a atenção para outro aspecto importante do dia-a-dia do auditor: a satisfação profissional. "A mais avançada tecnologia precisa de pessoas capacitadas e motivadas para conduzi-la. A empresa não é nada sem as pessoas, e só pessoas satisfeitas podem contribuir com o desenvolvimento da organização", disse.

 

Para o diretor da Deloitte, um bom profissional da área de auditoria precisa desenvolver algumas habilidades específicas. Além da exigência do diploma de bacharel em Ciências Contábeis, alguns requisitos são fundamentais: (1) leitura constante, já que o profissional precisa estar sempre atualizado; (2) ampla visão de negócio, além da sua área de atuação imediata; (3) capacidade de lidar com grande pressão por prazos e resultados; (4) discrição absoluta e capacidade de manter sigilo sobre as informações privilegiadas dos clientes.

 

"Hoje o papel do auditor vai muito além de simplesmente identificar problemas. Ele tem que conhecer a empresa e atuar no sentido de corrigir as falhas existentes dentro do processo de gestão. Com isso, ele ajuda no desenvolvimento da organização e contribui para o aperfeiçoamento de sua competitividade", observou.

 

A importância da Auditoria foi outro aspecto que mereceu destaque na palestra de José Emílio Calado. Segundo ele, um trabalho eficiente de Auditoria leva a empresa a alcançar resultados concretos e ganhos significativos. "A Auditoria garante a qualidade dos números contábeis, ajuda no aprimoramento dos controles internos, permite a detecção de fraudes, cada vez mais comuns no ambiente corporativo, e aprimora o desenvolvimento das pessoas. Enfim, é um serviço que contribui muito para o desenvolvimento da empresa."


Rede Gestão