Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A Contabilidade em Xeque

whatsapp linkedin
Publicado em Mon Aug 19 02:06:00 UTC 2002 - Edição 204

Balanços maquiados, manipulação de informações, fraudes de gestores e auditores. O ano de 2002 ficará marcado pelos escândalos no mundo corporativo, envolvendo grandes empresas norte-americanas, como a Enron e a WolrdCom. Além de provocar a queda das ações das empresas ao redor do mundo, a falsificação dos balanços chamou a atenção para um fato surpreendente: a facilidade com que os dados contábeis podem ser manipulados nas organizações, ainda que sujeitos à análise de órgãos regulamentadores, auditores independentes e especialistas de mercado.

 

Nesta entrevista, a contadora Clarisse Monteiro, da Bernhoeft Consultoria Contábil, integrante da Rede Gestão, destaca a importância, para a empresa, da produção de dados contábeis confiáveis. "A Contabilidade pode e deve ser uma fonte de informações estratégicas para a gestão da organização", afirma.

 

Esses casos recentes de fraudes contábeis abalaram a credibilidade e a importância da Contabilidade nas organizações?

 

A curto prazo até pode arranhar a imagem da Contabilidade, passando uma idéia de que ela está a serviço de interesses maiores e pouco éticos. Porém, as perdas e prejuízos das empresas que fraudam seus dados contábeis apontam para o outro lado, mostram que a Contabilidade é uma das bases de uma empresa sólida e confiável. Os principais objetivos da Contabilidade são gerar informação aos seus usuários, permitindo-lhes a avaliação da situação econômica e financeira da empresa, bem como previsões sobre suas tendências futuras. A Contabilidade deve ser uma ferramenta de apoio à tomada de decisões gerenciais estratégicas, visando o fortalecimento da competitividade da empresa.

 

A maquiagem dos dados contábeis, como as que estamos vendo nas empresas norte-americanas, é uma prática comum também no Brasil?

 

No Brasil, poucas empresas têm ações negociadas em bolsa, e, por isso, não precisam "deixar o seu balanço mais atraente". O que acontece é que algumas empresas adotam a estratégia de modificar seus dados contábeis, não para incrementar receitas, mas sim para eliminá-las e, com isso, pagar menos impostos. Ação cada vez mais eficiente da Receita Federal torna esse procedimento muito arriscado. Além disso, a sociedade tem exigido das empresas uma postura cada vez mais socialmente responsável e transparente. E a manipulação dos dados contábeis não se encaixa nessa nova realidade.

 

Como a Contabilidade pode ajudar a empresa a enfrentar melhor a carga tributária brasileira, considerada uma das maiores do mundo?

 

Por meio do planejamento. Um bom planejamento tributário permite à empresa reduzir a carga de impostos, sem burlar a legislação.

 

A empresa não precisa manipular números e/ou informações contábeis para alcançar esse objetivo. Basta fazer um planejamento tributário adequado e eficiente.


Rede Gestão