Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Com que roupa eu vou?

whatsapp linkedin
Publicado em Mon Aug 12 01:54:00 UTC 2002 - Edição 203

Muita gente faz confusão na hora de escolher a roupa certa para um evento social ou um compromisso de trabalho. Afinal, saber na ponta da língua a diferença entre esporte fino, social e passeio completo não é lá tarefa das mais fáceis para quem não tem uma grande intimidade com os manuais de etiqueta. Mas a opção errada, em alguns casos, pode levar a situações constrangedoras. Nada pior do que chamar a atenção, em uma ocasião importante, por destoar da maneira de vestir da maioria dos presentes. A Desafio 21 consultou alguns dos principais especialistas em moda e estilo do País — Gloria Kalil, Cláudia Matarazzo e Fernando Barros — e preparou um guia sumário para você não ter mais dúvidas na hora de escolher a roupa adequada.

 


1. Traje Esporte
Quando convidado para eventos desse tipo, vá o mais simples e casual possível, o que não significa descuidado. O traje esporte geralmente é usado em eventos diurnos, como almoços. O homem pode usar uma camisa pólo ou esporte e uma calça cáqui ou jeans. Nada de gravatas. Nos pés, dock sider ou mocassim. A mulher pode usar um vestido simples, saia e blusa de estampas leves ou calça comprida. Não confunda traje esporte com roupa para praticar esportes. Os moletons e os tênis estão proibidos.

 

2. Esporte Fino ou Traje Passeio
Esse tipo de roupa pede um pouco mais de formalidade e é indicada para eventos no final da tarde ou início da noite. Os homens devem usar um terno normal ou, caso o compromisso aconteça durante o dia, um blazer com calça social e camisas de cores claras. No caso de optar pelo terno, escolha uma gravata mais "informal" e divertida. Já as mulheres podem ir de pantalonas, vestidos ou tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

 

3. Traje Social ou Passeio Completo
Significa roupa de festa — "festa" e não baile. Formal e sofisticado, permite às mulheres usar roupas com tecidos mais nobres, como sedas, veludo e brocados, mas com discrição. Brilhos, bordados e decotes podem ser usados, dependendo da ocasião e desde que com parcimônia e bom gosto. Para os homens, o ideal é um terno marinho escuro ou grafite (não preto), com camisa social branca ou azul e gravata com estampas mais discretas.

 

4. O Black-tie ou Traje a Rigor
Para os homens não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta, camisa branca de pala pregueada e faixa de cetim. As mulheres devem apostar nas roupas longas e podem lançar mão de brilhos, transparências, decotes e fendas mais pronunciadas. Algumas consultoras, como Cláudia Matarazzo, dizem que o comprimento longo e os vestidos não são obrigatórios. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são, segundo ela, corretíssimas nessas ocasiões.


Rede Gestão