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A Era do Conhecimento

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Publicado em Mon Jul 15 00:12:00 UTC 2002 - Edição 199

Os paradigmas são constantemente redefinidos e os dogmas não são mais aceitos pela sociedade. As mudanças frenéticas, clientes cada vez mais exigentes, concorrência acirrada, margens cada vez menores, um mundo de informações disponíveis a todos. Como sua organização está lidando com esses acontecimentos?

 

Na sociedade da informação, o poder está em quem a detém. A abertura de mercado com novos concorrentes exige das empresas um novo comportamento; foco na satisfação dos clientes, como diferencial competitivo, e no resultado; pessoas vistas como seres agregadores de valores para a empresa. Na sociedade do conhecimento, o aprender a apreender é uma verdade constante. Ninguém é dono da verdade, as organizações são fluídas, descentralizadas, a gestão é participativa e o conceito adotado é o de ganha x ganha.

 

O conhecimento é o ponto crucial nas organizações e ele advém exclusivamente das pessoas. Esse conhecimento não é obtido da experiência passada como ponto referencial, ele se renova a cada dia, sendo o poder pertencente àqueles que prioritariamente o disseminam. Quando falamos em gestão do conhecimento, não é o conhecimento que "você" detém, e sim como ‘você’ o gerencia, seja no compartilhamento das informações ou na troca do conhecimento. Estimule:

 

(1) A transformação do conhecimento tácito para o explícito — o aporte intelectual do indivíduo (seus conhecimentos, adquiridos através da sua vivência) na organização; (2) o surgimento, o acompanhamento, o melhoramento e a conversão de idéias em ação efetiva; (3) a criação de comunidades que agreguem valor ao indivíduo e à organização, seja na criação de novos projetos e repensando os antigos processos; (4) a criatividade dos profissionais; (5) o desenvolvimento constante, através de capacitação do profissional; (6) a multiplicação do conhecimento adquirido com os demais membros da organização; (7) o reconhecimento, gerando motivação e o surgimento de novos multiplicadores e líderes.

 

Se você está na sociedade do conhecimento, sabe que somos eternos aprendizes e que vamos estar sempre na vanguarda, porque estamos no constante questionamento, na busca da excelência. Mas, se você está em qualquer outro estágio, não se desespere, o primeiro passo é perceber o momento e querer mudar. O segundo passo é fazer uma análise detalhada, através de uma ação profissional interna ou externa e construir ou redefinir seu planejamento estratégico com vistas a alcançar mais rapidamente seus objetivos. Uma excelente gestão passa, necessariamente, pela capacidade das organizações de atuarem como um conjunto de pessoas com habilidades e conhecimentos indispensáveis para o crescimento e a perpetuidade do negócio, na Era do Conhecimento.


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