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Redesign de Marcas (Final)

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Publicado em Sun Jun 30 23:43:00 UTC 2002 - Edição 197

Na quarta e última matéria da série sobre Redesign de Marcas, a Coluna Desafio 21 apresenta alguns dos cases desenvolvidos pela MultiDesign, empresa pernambucana com trinta anos de experiência na criação e no gerenciamento de marcas. O homecenter Ferreira Costa, o Unicordis e a Usina Coruripe estão entre as várias empresas que, nos últimos quatro anos, tiveram suas marcas redesenhadas pela Multi Design.

 

Basicamente o processo de redesign obedece às seguintes etapas: (1) levantar os pontos positivos e negativos da identidade visual; (2) estabelecer os principais conceitos e objetivos que sintetizem a empresa; (3) fazer uma análise crítica da atual identidade em relação aos conceitos elencados; (4) determinar o grau de mudança da nova identidade; e, por fim, (5) a sua criação.

 

No caso do Unicordis, serviço médico pernambucano especializado no tratamento cardiológico, desde o início ficou claro que sua marca apresentava estrutura e elementos gráficos ajustados com os conceitos da empresa, porém representados de maneira confusa e com baixa eficácia. Após o trabalho de redesign, a marca passou a ter mais força e clareza, além de incorporar o conceito de tecnologia.

 

O redesign da marca da Ferreira Costa foi provocado pela necessidade de se incorporar à identidade visual os diversos elementos e conceitos explorados no projeto de sinalização do homecenter, localizado na Imbiribeira. Assim, a marca permaneceu inalterada, porém passou a ser aplicada com diferentes ângulos e campos de cor.

 

 A Usina Coruripe é um ótimo exemplo de que uma grande empresa, com tradição e forte posicionamento no mercado, pode e deve modernizar sua imagem, a fim de visualizar seus novos conceitos e objetivos. O grande desafio dessa nova marca foi conciliar conceitos opostos (modernidade x tradição), o que se deu por meio da leitura simultânea de dois Cs: Um tradicional (caligráfico) e outro moderno (vazado). Outro aspecto importante deste trabalho é a extensão da mudança, que abrangeu: embalagens de produtos, papelaria institucional, sinalização, fardamento e frota de veículos. E, embora tenha sido iniciado em 1999, o processo de atualização da imagem ainda está em andamento e só deve terminar no fim de 2002.

 

Para o designer Ricardo Notari Peixinho, da Multi Design, autor do trabalho que serviu como base à série publicada pela Desafio 21, o Redesign de Marcas é uma ferramenta estratégica para a gestão de imagem de qualquer empresa. "É uma responsabilidade à qual apenas profissionais experientes e conscientes desse desafio são capazes de responder".


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