Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

A Importância da Padronização

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 26 22:08:00 UTC 2002 - Edição 192

Produtos que apresentam restrições de compatibilidade e aplicação praticamente perderam seu espaço no mercado. Quem se lembra dos primeiros videocassetes que eram fabricados em dois sistemas distintos: Betamax ou VHS? Venceu o VHS, logo padronizado. Hoje praticamente não se fala mais em sistemas analógicos, a tecnologia digital domina.

 

O mundo globalizado exige produtos que funcionem tanto no Japão quanto na Argentina. Isso só é possível graças à padronização. No Brasil, grande parte dos produtos e processos têm suas normas e padrões técnicos regidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo modelos internacionais. As empresas privadas estão cada vez mais conscientes da necessidade de padronização interna de seus processos, visando o aperfeiçoamento de sua capacidade competitiva. Nessa matéria, o consultor em qualidade Demóstenes Nascimento fala mais sobre o assunto:

 

O que é padronização?

 

É deixar documentado como a empresa alcança seus resultados através da execução de suas atividades. É preservar a tecnologia, o conhecimento e, até mesmo, a história da empresa. É tornar cada processo previsível e, conseqüentemente, ter uma menor variação nos resultados da organização.

 

Por que padronizar?

 

A documentação do conhecimento, principalmente na forma de procedimentos operacionais, é um passo importante na implantação de um Sistema da Qualidade e até mesmo na obtenção de uma certificação. Para se ter uma idéia, o requisito da ISO 9000 que mais apresenta não-conformidades em auditorias é justamente aquele que diz respeito ao controle de documentos e aos registros da qualidade. Um sistema de controle de documentos bem estruturado pode significar mais tranqüilidade no processo de certificação, quer seja ISO 9000, ISO 14000, Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ, ou o recentemente criado Prêmio de Qualidade e Gestão Pernambuco 2002.

 

Quais são as etapas de um processo de padronização?

 

São basicamente: (1) Determinação dos processos relacionados com os objetivos da organização. (2) Treinamento dos responsáveis pela condução do processo de padronização. (3) Elaboração dos primeiros documentos/procedimentos. (4) Definição da formatação dos documentos e da sistemática de controle. (5) Estabelecimento de objetivos, metas e respectivo cronograma de implementação e avaliação dos resultados. (6) Gestão da informação. (7) Verificação da aplicabilidade dos procedimentos: Documento X Execução das Atividades. (8) Estabelecimento de auditorias internas do Sistema de Controle de Documentos. (9) Utilização do Ciclo PDCA. Enfim, a prática tem demonstrado que, se colocado como estrategicamente importante para a empresa, todo esse processo, em pouco tempo, estará produzindo resultados satisfatórios e trazendo lucro para a organização.


Rede Gestão