Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Gervásio Cavalcanti

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Telecomunicações: uma Decisão Difícil

whatsapp linkedin
Publicado em Sun May 05 21:02:00 UTC 2002 - Edição 189

Após a privatização do sistema brasileiro de telecomunicações, as operadoras de serviço traçaram sua estratégia de ocupação de mercado, lançando planos alternativos de telefonia. Agressivas, essas estratégias tinham o objetivo era atrair clientes das outras operadoras, alcançando suas metas de market share. Já as empresas que atuavam nesse segmento, por sua vez, se viram na obrigação de defender sua parcela de mercado.

 

Os clientes tinham a forte expectativa de queda dos preços, provocada pela concorrência que se iniciaria. Muitos deles não optaram por planos alternativos, aguardando o momento em que os preços despencariam. Nessa fase, empresas que possuíam volume de chamadas DDD da ordem de 7.000 minutos/mês perderam, no mínimo, 25% de descontos em suas contas telefônicas. O mesmo acontecia com os consumidores residenciais. O momento da decisão tornou-se difícil, devido à quantidade de opções disponíveis e ao pouco conhecimento do perfil de consumo na maioria das empresas.

 

Muita coisa ainda vai acontecer nesse setor. A entrada de operadoras de longa distância e de novas empresas de telecomunicações no mercado de telefonia local vão deflagrar uma nova e ferrenha disputa de mercado, onde teremos uma verdadeira guerra de tarifas, focada principalmente no mercado corporativo. O que fazer então para tomar a melhor decisão?

 

A questão é fundamental, pois a grande maioria das empresas considera telecomunicações como custo. Esse enfoque precisa ser mudado, mesmo que não se trate do core business da organização.

 

Quem conseguir alinhar o uso dos serviços de telecomunicações ao seu negócio terá mais ganhos e maior competitividade. Essa condição é válida para qualquer serviço (Internet, transmissão de dados, voz ou imagem) e deve acontecer através da construção do planejamento estratégico ou de um plano diretor para telecomunicações. Deve-se conhecer o perfil da empresa, mapear onde estão as oportunidades e definir objetivos e metas que levem a tecnologia a se tornar uma vantagem competitiva para a organização. É necessário, portanto, conhecer o problema para planejar e obter ganhos ao se desenhar as melhores alternativas.


Rede Gestão