Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Fazer Para Dar Certo

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Apr 07 19:39:00 UTC 2002 - Edição 185

Apesar das dificuldades comuns a muitas empresas familiares (ver Desafio 21/184), é cada vez maior o número de organizações que conseguem superar os obstáculos, desenvolvendo uma estrutura de gestão eficiente, adotando estratégias consistentes e formando equipes de trabalho motivadas. Para ajudar a empresa familiar a garantir o seu lugar no futuro, é importante preocupar-se desde cedo com a profissionalização da gestão, investir na capacitação dos gestores e cuidar com atenção do processo sucessório. Na última parte da série sobre empresa familiar, a coluna Desafio 21 traz algumas sugestões de como lidar com esses desafios, tornando o modelo de gestão mais competitivo.

 


Filosofia Consistente

 

É importante que a empresa tenha princípios sólidos e, de fato, aplicados na prática. Valores e princípios éticos devem ser de conhecimento de toda a equipe, visíveis e consolidados no dia-a-dia da organização.

 


Cultura Mobilizadora

 

Para desenvolver uma equipe motivada e comprometida com os objetivos da empresa, o ideal é que o clima de trabalho seja estimulante, com desafios mobilizadores e mecanismos de reconhecimento do desempenho profissional. É importante que a valorização da equipe se faça por critérios de competência e não por vínculos familiares ou de amizade.

 


Exercício Equilibrado do Poder

 

O exercício do poder deve ser associado à responsabilidade e tem sido um facilitador para o desenvolvimento das empresas e um estímulo a práticas que levem a desconcentrar o processo decisório e descentralizar responsabilidades. Ao mesmo tempo, nunca é demais tomar cuidado com o uso, por familiares, dos bens e das vantagens da estrutura em proveito pessoal. É preciso que haja normas claras para esse uso e que elas sejam respeitadas, evitando a "confusão" entre o que é patrimônio pessoal e o patrimônio da empresa. Compartilhar o poder pela formação de colegiados gerenciais é uma atitude cada vez mais comum nas organizações familiares competitivas. Com isso, consegue-se que a hierarquia seja legitimada (e não imposta pela condição familiar), e que se consolidem as práticas de negociação (não só as de comando) e da cultura do acordo (não só a da obediência).

 


Desenvolvimento de Equipes

 

Para obter equipes entusiasmadas e comprometidas com resultados é fundamental que os familiares atuem de forma "exemplar", com dedicação e motivação. Se a intenção é formar "times de trabalho", o ideal é que os familiares trabalhem sob uma ótica de conjunto e não de forma isolada. Deve-se respeitar o estilo de cada um, mas sem confundir individualidade com individualismo, e nunca o exercício da máxima "faça o que eu digo e não faça o que eu faço".

 


Processo Sucessório

 

É importante que a substituição do comando na empresa familiar seja planejada, preparada com antecedência e implantada com cuidado. Esse processo é exigente tanto para o substituto como para o substituído, porque mobiliza sentimentos fortes e nem sempre bem resolvidos, tais como insegurança e angústia ante as novas responsabilidades (no sucessor) ou de perda de poder e de espaço (no sucedido). Algumas recomendações: (1) Começar com o sucessor presente. (2) Explicitar sem dramas os conflitos, dificuldades e disputas. (3) Criar espaços ordenados para tratar as dificuldades. (4) Respeitar o passado sem fixação. (5) Fazer as mudanças necessárias sem medo. (6) Valorizar a unidade familiar sem idealização excessiva.


Rede Gestão