Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

O Repórter Vai Me Entrevistar. E Agora?

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Feb 17 18:50:00 UTC 2002 - Edição 178

Você vai ser entrevistado. Como agir? Não improvise. Preparação é o segredo desse negócio. Uma boa entrevista acontece quando você se dispõe a responder a todas as perguntas. Se for pela empresa, prepare uma pequena apresentação com dados e informações que possam ajudar o repórter a preparar a matéria.

 

Mantenha sempre o controle, mesmo que o assunto seja polêmico. Durante a entrevista, o repórter costuma agir de modo a conquistar sua simpatia, mostrando que o entrevistado pode confiar nele e falar livremente. Se você se deixa dominar, perde o fio condutor e acaba falando mais do que devia. Os repórteres também costumam fazer perguntas difíceis de serem respondidas. Nesse caso, procure esclarecer ao máximo todas as dúvidas ou diga que vai procurar obter as informações que ele quer. Não tenha medo de dizer "não sei" ou "não tenho essa informação".

 

Também é muito comum que algumas entrevistas sejam feitas por telefone. Muitas vezes é a necessidade que os repórteres têm de agilizar a apuração das informações. Nesses casos, mantenha a tranqüilidade, procure dominar completamente o assunto e mostre objetividade nas respostas. Veja outras dicas para se sair bem numa entrevista:

 

1. Procure saber antes, com o repórter, qual a linha geral da reportagem. Assim, você providencia as informações que ele precisa.

 

2. Seja claro, objetivo, use frases curtas e palavras simples. Evite tecnicidades. Lembre-se de que, em geral, nem o repórter, nem o público são especialistas no seu assunto.

 

3. Tenha calma. Encare o repórter com naturalidade. Ele não é um inimigo e pode se tornar um grande aliado.

 

4. Nunca deixe de atender um jornalista. Se não puder, justifique.

 

5. Seja breve e preciso. Repórteres correm contra o tempo.

 

6. Se você recebe, ofereça água e café. Uma gentileza ameniza o ambiente. Seja cordial, mas evite a intimidade.

 

7. Tente estimular o interesse do repórter oferecendo informações que possam enriquecer a matéria dele.

 

8. Mantenha-se informado. A leitura diária dos principais jornais pode evitar declarações sem fundamento, se você for questionado sobre o impacto de algum fato noticiado.

 

9. Tente conduzir a entrevista. O repórter fará isso, se você não o fizer. Ele sai da redação com um objetivo e quer voltar com um resultado.

 

10. Os repórteres precisam de boas frases para embasar ou intercalar informações — usando-as como declarações — na reportagem. Utilize algumas frases de efeito, mas não use chavões.

 

11. "Sem comentários" — nunca use essa frase. É arrogante e gera antipatia.

Fonte: Quem tem medo da imprensa?, de Regina Villela

Rede Gestão