Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Investindo na Segurança Digital

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Jan 13 16:58:00 UTC 2002 - Edição 173

Embora a Informática seja uma ferramenta indispensável no dia-a-dia de qualquer organização, poucas pessoas dão a atenção adequada a um fator muito importante: a segurança digital. Ao contrário do que se pensa, proteger o seu sistema e, conseqüentemente, suas informações de ameaças externas - como vírus, hackers ou curiosos — não deve ser uma preocupação apenas das grandes corporações. "A falta de cuidado com a segurança eletrônica evidencia falta de visibilidade do problema e de suas implicações", observa o consultor André Cardoso, da HSBS Soluções em Informática, integrante da Rede Gestão.

 

Os vírus de computador são alguns dos inimigos mais conhecidos e perigosos das redes corporativas, devido à velocidade com que se alastram. Mas uma ameaça muito mais preocupante, segundo o consultor, é simplesmente deixada de lado pelos administradores de rede: as falhas de segurança, especialmente as dos sistemas operacionais Win9X, comumente usados pela empresas. "Configurados na forma padrão, como na grande maioria dos casos, os sistemas operacionais e os aplicativos tornam o computador um alvo fácil para invasores digitais", constata.

 

Para André, pouca gente percebe que toda a informação que circula dentro da empresa pode estar à mercê de "terroristas", "oportunistas" ou "curiosos" eletrônicos, sejam especialistas ou inabilitados. "Apesar de não parecer, alguns tipos de invasão são extremamente simples em sistemas desprotegidos", diz. Entre os problemas causados por esses ataques estão: (1) Indisponibilidade – quando dados, programas e/ou equipamentos deixam de estar disponíveis, sendo apagados ou danificados. (2) Perda de confiabilidade – quando dados são modificados, passando a conter informações incorretas, ou seja, não confiáveis. (3) Perda de privacidade – quando dados são acessados por pessoas não autorizadas.

 

A popularização das conexões dedicadas à Internet (Velox, ApartNet, Rádio, etc.) veio agravar ainda mais o problema, já que o computador fica "aberto" para a Internet por horas ou dias seguidos, com velocidades bem maiores, tornando as redes de qualquer tamanho ou complexidade muito mais atraentes para invasões.

 

O primeiro passo para quem pretende defender-se das ameaças digitais é investir na instalação de sistemas de firewall (servidores de acesso com segurança). Esses sistemas, antes objeto de preocupação de grandes empresas, consistem em políticas e recursos de hardware e software que visam proteção e/ou restrição do acesso às informações disponíveis em uma rede de computadores que, hoje em dia, qualquer empresa, independentemente do tamanho que tem, deve, para o seu bem, adotar. "Essas soluções são indicadas para interligação da rede privada à rede Internet", explica André. Na opinião do consultor, para preservar os sistemas e as informações de ataques e acessos não autorizados é necessária a adoção de, pelo menos, um firewall.

 

Caso contrário, a organização deixa à mercê do "mundo mau", transformando em "coisa pública", no pior sentido do termo, aquilo que, hoje em dia, além de confidencial, é, para cada vez mais pessoas, o bem mais importante de que dispõem: o acervo de informações digitais.


Rede Gestão