Coluna

|Variedades - Artigos Principais - Morgana Duarte Salgueiro

Coluna

|Variedades - Artigos Principais

Veja por autor

Desafios da Implantação de um Sistema ERP

whatsapp linkedin
Publicado em Sun Oct 27 23:22:00 UTC 2002 - Edição 214

As grandes empresas, em sua maioria, já adotaram uma solução de Sistema de Gestão Empresarial Integrada ou ERP. Porém, há um considerável número de médias e pequenas empresas que estão em processo de implantação ou que serão forçadas pela competitividade do mercado a adquirir um desses sistemas em breve. A sigla ERP significa Planejamento dos Recursos da Empresa, o que às vezes não reflete o que realmente um Sistema ERP se propõe a executar. Os ERPs controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da organização. A aquisição de um Sistema ERP exige que a empresa se reorganize, tendo como foco os processos do negócio como um todo.

 

Da decisão de ter um Sistema ERP implantado até a sua real utilização, várias etapas devem ser respeitadas e cumpridas: (1) o mapeamento e a otimização dos processos atuais, (2) a seleção do Sistema ERP, (3) a decisão de compra, (4) a revisão e a adequação dos processos operacionais à nova realidade sistêmica, (5) a implantação, (6) o treinamento e, finalmente, (7) a auditoria operacional e a manualização sistêmica. A mais crítica de todas as etapas é a implantação, porque depende da cultura organizacional e da quantidade e complexidade dos módulos que serão implantados.

 

A escolha errada do Sistema e uma implantação malsucedida são os fatores que mais contribuem para o insucesso de uma empresa ao adquirir um Sistema ERP. A etapa da escolha de uma solução ERP deve, obrigatoriamente, passar por uma análise de aderência dos processos operacionais. Outro aspecto importante é fazer uma avaliação mercadológica dos fornecedores. Nessa avaliação, devem ser observadas sua saúde financeira, sua perspectiva de sobrevivência a longo prazo, sua relação de suporte com os atuais clientes e sua agilidade em disponibilizar inovações tecnológicas.

 

A etapa da implantação apresenta inúmeros e complexos fatores que podem comprometer o sucesso de todo o projeto. Assim, é importante observar os prazos, trabalhar o comprometimento pessoas, mensurar os custos de investimentos e avaliar os resultados, porque a qualidade da informação que será gerada pelo novo Sistema depende diretamente da qualidade da fase de implantação.

 

A maioria das empresas fornecedoras do software ERP possuem parcerias com algumas empresas de consultoria especializadas na seleção e gestão da implantação de sistemas. Dessa parceria, resulta uma união de competências profissionais. As consultorias que têm know-how nessa área de atuação possuem profissionais altamente capacitados e comprometidos, entendedores das regras de negócio da empresa e que assumem uma postura imparcial durante todas as fases do projeto, garantindo o seu sucesso.


Rede Gestão